Tragédia
Jovem baleado dentro de pet shop foi encontrado por cliente
Gabriel Caetano foi vítima de um assalto neste domingo (27)
O corpo do jovem Gabriel Caetano Freixo dos Santos, de 19 anos, foi encontrado por uma cliente, que se surpreendeu ao ver o jovem nos fundos do pet shop dos pais dele, na manhã deste domingo (27), no bairro Anchieta, na Zona Norte do Rio. Ele foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto.
Ainda bastante abalada e sob efeito de medicamento, a cliente, que preferiu não se identificar, falou com o ENFOCO na manhã desta segunda-feira (28). Segundo ela, os criminosos podem ter jogado mercadorias em cima do corpo para tentar esconder o cadáver.
Leia+: Jovem é assassinado com tiro na cabeça em tentativa de assalto
"Eu fui na loja para trocar a ração da minha gata, eu achei estranho porque não vi ninguém no salão e chamei o pessoal da loja, fui andando lá pra dentro, quando eu cheguei nos fundos da loja ele estava caído, sangrando muito. Havia mercadorias em cima do corpo dele. Eu não coloquei a mão. Ele estava muito branco. Liguei para a polícia e para o bombeiro. Eles chegaram e verificaram que ele estava morto."
A cliente relatou que não escutou o som de tiros antes de ir no estabelecimento e que tentou falar com os pais da vítima assim que encontrou o rapaz ferido.
Vendedor da região disse que escutou o tiro, mas não atribuiu a ao caso
"Eu tentei ligar para o pai e a mãe dele, mas eles não atendiam, provavelmente poderiam estar na igreja. Quando chegaram já tinha muita gente na frente da loja, eles ficaram desesperados. Foi muito triste", contou.
A cliente relatou ainda que os criminosos queriam a moto do jovem, uma Honda LX 300 avaliada em mais de R$ 24 mil.
"Eles queriam a moto do Gabriel, que jogou a chave para não ter a moto levada pelos criminosos. Ele era muito simpático, estudioso. Tinha vezes que eu chegava lá pra comprar alguma coisa e se eu não tivesse dinheiro ele deixava eu levar e pagar depois. Eu vi esse menino bebê", disse.
Um vendedor da região contou que havia visto a vítima chegar para abrir a loja e horas depois escutou o tiro, mas pensou que fosse o som de moto.
"Por aqui ser uma via principal sempre tem motos barulhentas trafegando pra cima e pra baixo, eu escutei o barulho do tiro e pensei que fosse o cano de descarga de alguma moto. Só escutei um tiro, depois fiquei sabendo o que havia acontecido", contou o vendedor.
Medo
Segundo o vendedor, ele também foi vítima de assalto em frente ao pet shop onde o jovem foi morto.
"O bandido chegou de moto e me rendeu. Ele levou R$ 90 meu. Os assaltos aqui estão demais e a noite fica pior", contou.
Os familiares do jovem estiveram na manhã desta segunda (28) no Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio, para liberar o corpo do rapaz para sepultamento. Eles preferiram não falar com a imprensa.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de roubos na região, que é área do 41° BPM (Irajá), responsável pelo policiamento no bairro onde ocorreram os crimes, se comparado o período de janeiro a outubro de 2022 com o mesmo período de 202, houve um aumento de 18,9%.
Procurada, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) continua a investigação para esclarecer a motivação e identificar a autoria do crime.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!