Tragédia

Jovem baleado dentro de pet shop foi encontrado por cliente

Gabriel Caetano foi vítima de um assalto neste domingo (27)

Gabriel estava sozinho na loja de ração
Gabriel estava sozinho na loja de ração |  Foto: Rede social
  

O corpo do jovem Gabriel Caetano Freixo dos Santos, de 19 anos, foi encontrado por uma cliente, que se surpreendeu ao ver o jovem nos fundos do pet shop dos pais dele, na manhã deste domingo (27), no bairro Anchieta, na Zona Norte do Rio. Ele foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto. 

Ainda bastante abalada e sob efeito de medicamento, a cliente, que preferiu não se identificar, falou com o ENFOCO na manhã desta segunda-feira (28). Segundo ela, os criminosos podem ter jogado mercadorias em cima do corpo para tentar esconder o cadáver.

Leia+: Jovem é assassinado com tiro na cabeça em tentativa de assalto

"Eu fui na loja para trocar a ração da minha gata, eu achei estranho porque não vi ninguém no salão e chamei o pessoal da loja, fui andando lá pra dentro, quando eu cheguei nos fundos da loja ele estava caído, sangrando muito. Havia mercadorias em cima do corpo dele. Eu não coloquei a mão. Ele estava muito branco. Liguei para a polícia e para o bombeiro. Eles chegaram e verificaram que ele estava morto."

A cliente relatou que não escutou o som de tiros antes de ir no estabelecimento e que tentou falar com os pais da vítima assim que encontrou o rapaz ferido.

Vendedor da região disse que escutou o tiro, mas não atribuiu a ao caso
  

"Eu tentei ligar para o pai e a mãe dele, mas eles não atendiam, provavelmente poderiam estar na igreja. Quando chegaram já tinha muita gente na frente da loja, eles ficaram desesperados. Foi muito triste", contou.

Loja estava de portas fechadas nesta segunda (28)
Loja estava de portas fechadas nesta segunda (28) |  Foto: Marcelo Tavares
  

A cliente relatou ainda que os criminosos queriam a moto do jovem, uma Honda LX 300 avaliada em mais de R$ 24 mil. 

"Eles queriam a moto do Gabriel, que jogou a chave para não ter a moto levada pelos criminosos. Ele era muito simpático, estudioso. Tinha vezes que eu chegava lá pra comprar alguma coisa e se eu não tivesse dinheiro ele deixava eu levar e pagar depois. Eu vi esse menino bebê", disse.

Um vendedor da região contou que havia visto a vítima chegar para abrir a loja e horas depois escutou o tiro, mas pensou que fosse o som de moto.

"Por aqui ser uma via principal sempre tem motos barulhentas trafegando pra cima e pra baixo, eu escutei o barulho do tiro e pensei que fosse o cano de descarga de alguma moto. Só escutei um tiro, depois fiquei sabendo o que havia acontecido", contou o vendedor. 

Medo

Segundo o vendedor, ele também foi vítima de assalto em frente ao pet shop onde o jovem foi morto. 

"O bandido chegou de moto e me rendeu. Ele levou R$ 90 meu. Os assaltos aqui estão demais e a noite fica pior", contou.

Os familiares do jovem estiveram na manhã desta segunda (28) no Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio, para liberar o corpo do rapaz para sepultamento. Eles preferiram não falar com a imprensa. 

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de roubos na região, que é área do 41° BPM (Irajá), responsável pelo policiamento no bairro onde ocorreram os crimes, se comparado o período de janeiro a outubro de 2022 com o mesmo período de 202, houve um aumento de 18,9%. 

Procurada, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) continua a investigação para esclarecer a motivação e identificar a autoria do crime.

< Kudus comanda vitória de Gana sobre a Coreia em jogo de cinco gols Carioca pede gol de Arrascaeta pela Seleção e diverte a web; vídeo <