Polícia

Lanchonetes cheias de "gatos" em Itaipuaçu

Polícia encontra 'gato' em estabelecimento comercial de Maricá

Policiais da Delegacia de Maricá (82ª DP) autuaram pelo crime de furto de energia duas hamburguerias, um bar e uma lanchonete na Praça de Itaipuaçu, na tarde desta quinta-feira (23). A ação com a concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na região.

De acordo com a polícia, entre os estabelecimentos autuados, dois comércios são do mesmo proprietário, que não estava no local na hora da operação. Um funcionário foi conduzido até a delegacia como testemunha.

Segundo a Polícia Civil, foi aberta uma ocorrência policial e uma perícia foi realizada para constatar o fato. Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população.

Em nota, a companhia disse que " as ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia".

Segundo a Enel, apenas em 2018, foram realizadas 207 mil inspeções contra o furto de energia na área de concessão da empresa, com 91 mil irregularidades identificadas.

De acordo com a empresa, como resultado das operações com o apoio da polícia, foram realizados 729 registros de ocorrência no ano passado, 59% a mais do que em 2017.  Em Niterói, foram contabilizados 40 registros de ocorrência em 2018 e 12.784 inspeções contra esse tipo de irregularidade.

< Maioria do STF vota por criminalizar homofobia Mais de 200 autuações em apenas uma noite na Ponte <