Polícia
Lei obriga hospitais do Rio a enviar projéteis à Polícia Civil
Hospitais públicos e privados deverão encaminhar à Polícia Civil projéteis e outros objetos perfurantes extraídos de vítimas de ato violento. É o que determina a Lei 8.398/19, da deputada Martha Rocha (PDT), que foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta terça-feira (21).
Segundo a Lei, postos de pronto atendimento, hospitais, ambulatórios e clínicas deverão encaminhar, em até 48 horas, esses itens diretamente a uma delegacia policial. Além dos projéteis e objetos, deverão ser enviados os dados de identificação da vítima, o prontuário de atendimento e a indicação do local onde ela foi encontrada.
Martha Rocha afirmou que o objetivo da medida é fornecer à Polícia Judiciária meios mais eficazes para a elucidação de crimes que envolvam o disparo de armas de fogo e o uso de objetos perfurantes. “Desta forma, ataca-se diretamente a impunidade, que é um dos fatores que mais geram insegurança na sociedade, refletindo diretamente na ação dos indivíduos, incentivando-os a praticarem fatos criminosos”, argumentou a parlamentar.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!