Onda violenta

Lojistas contratarão segurança privada após arrombamentos

Temor é ainda maior no período de carnaval, segundo vítimas

Crimes têm sido registrados em ruas do bairro Icaraí
Crimes têm sido registrados em ruas do bairro Icaraí |  Foto: Reprodução

A crescente onda de arrombamentos em lojas de Icaraí, bairro da Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, gera preocupações entre moradores e comerciantes, que já estão contratando serviço de segurança privada neste período de carnaval.

Em menos de uma semana, quatro estabelecimentos comerciais foram alvo de criminosos apenas na rua Gavião Peixoto. O último foi no início da manhã desta sexta-feira (9). 

Câmeras de segurança capturaram as tentativas de furto contra uma banca de jornal e uma farmácia vizinha. Registros mostram o criminoso tentando abrir um dos espaços. No entanto, ele não consegue entrar.

O homem, ao ficar em frente à banca, monitora discretamente a movimentação de pessoas para evitar chamar a atenção. Ao perceber a ausência de testemunhas, ele se agacha e tenta arrombar o cadeado, porém sem sucesso, optando por deixar o local.

“Isso aqui acontece sempre. Tenho essa banca há dois anos e já perdi as contas de quantas vezes ela sofreu tentativa de arrombamento, mas posso dizer que foram mais de 10. Coloquei alarme quando aconteceu a primeira vez”, contou o comerciante que também preferiu não se identificar.

Porta de farmácia foi parcialmente destruída por criminoso
Porta de farmácia foi parcialmente destruída por criminoso |  Foto: Lucas Alvarenga

A gerente da farmácia, que fica em frente à banca, relatou que os funcionários foram pegos de surpresa ao chegarem para o expediente. Ainda não foi possível determinar o montante do prejuízo.

Segurança privada

Diante do cenário, lojistas preparam a contratação de segurança privada no perímetro, pois não enxergam outra opção satisfatória.

Não temos outra opção, ainda mais agora com o carnaval, com certeza eu vou ter que contratar uma equipe de apoio, segurança privada, porque não quero ter o meu estabelecimento arrombado e furtado de novo anônimo, comerciante
Casos foram registrados na rua Gavião Peixoto
Casos foram registrados na rua Gavião Peixoto |  Foto: Lucas Alvarenga

Segundo a vítima, na madrugada da última segunda-feira (5), os criminosos conseguiram arrombar a porta elétrica da loja, entraram e furtaram o dinheiro do caixa. "O prejuízo não foi grande, mas fica o transtorno”, lamenta.

Na rua Presidente Backer, uma bicicleta foi furtada durante o dia esta semana. O criminoso levou o veículo que estava apoiado em um poste, de acordo com testemunhas.

“Desembolsamos um alto valor de R$ 2 mil no IPTU, e, lamentavelmente, não desfrutamos de segurança. Embora eu compreenda a alta demanda, a presença policial é praticamente inexistente, até mesmo nas proximidades da praia. A situação de insegurança em Icaraí é alarmante, com ocorrências constantes de roubos e furtos. A tranquilidade em nosso bairro chegou ao fim”, disse o morador Manoel Arcanjo, de 53 anos.

O que diz a PM

Procurada, a Polícia Militar informou que o 12º BPM (Niterói) está dedicado a prevenir e combater atividades criminosas na região.

"O batalhão realiza ações ostensivas, incluindo rondas e abordagens em Icaraí de forma contínua", disse.

Em nota, a PM ressalta ainda que a unidade intensificou as abordagens, concentrando-se em indivíduos suspeitos, inclusive aqueles em situação de vulnerabilidade.

"Essas operações resultaram na apreensão frequente de diversos objetos perfurocortantes. A unidade também trabalha em conjunto com as delegacias da cidade de Niterói para identificar e prender os envolvidos em ações criminosas."

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12º BPM registrou queda de 27,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 24,1% no total de roubos quando comparados os anos de 2023 e 2022.

A Polícia Militar ressalta ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.

< Acidente mata carona e deixa motociclista em estado grave Protesto por quatro dias sem luz fecha via principal em Niterói <