Preconceito
Mãe denuncia ataque contra filha autista dentro de ônibus
Caso aconteceu dentro do coletivo da linha 532
Uma adolescente autista de 15 anos foi alvo de ataques verbais dentro de um ônibus da linha 532, que liga o bairro de Alcântara, em São Gonçalo, ao Centro de Niterói, ambas na Região Metropolitana do Rio. O incidente ocorreu na última terça-feira (13) e foi denunciado pela mãe da jovem, de 35 anos, que preferiu não se identificar.
De acordo com a mãe, o caso começou quando uma passageira subiu no coletivo e tentou sentar no lugar ocupado pela menina. Após a mãe da adolescente rebater, a mulher começou a ofender a jovem, chamando-a de "retardada" e "maluca".
Segundo o relato da vítima, a agressora falava em tom baixo, de modo que apenas ela e sua filha pudessem ouvir os insultos, o que fez com que outros passageiros não percebessem a gravidade da situação.
Eu, como mãe, é uma dor muito grande. Chorei muito, hoje não tenho mais lágrimas para chorar
Ainda de acordo com a mãe, a jovem profundamente, abalada, sofreu crises de ansiedade após o episódio e chegou a considerar não voltar à escola, temendo que os colegas pudessem agir da mesma forma.
A mãe da adolescente relatou que, ao tentar registrar a ocorrência na delegacia, foi desencorajada por um agente, que afirmou que o caso "não daria em nada" devido à sobrecarga de casos mais importantes na Defensoria Pública. Apesar disso, ela insistiu e conseguiu fazer o registro na 73ª Delegacia de Polícia (Neves).
De acordo com a Polícia Civil, o caso segue sob investigação, e as autoridades estão trabalhando para identificar a autora das ofensas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!