Conflito

Mais de 10 torcedores detidos em Niterói após confusão

Tumulto foi registrado no bairro Ponta D'Areia

Tumulto ocorreu horas antes do clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã
Tumulto ocorreu horas antes do clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã |  Foto: PMERJ

Doze torcedores foram detidos após uma confusão no bairro Ponta D'Areia, em Niterói, na manhã deste domingo (2), horas antes do clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã.

Segundo o comando do 12º BPM (Niterói), o grupo foi conduzido à 76ª DP (Centro). Bastões foram apreendidos. Não há informação de feridos.

Procurada, a Polícia Civil informou que os doze torcedores foram encaminhados à delegacia, ouvidos e liberados.

"Os agentes pediram imagens de câmeras de segurança do local e realizam diligências para apurar e esclarecer todos os fatos", disse em nota.

Mais detidos

Nos arredores do Estádio do Maracanã, equipes do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) conduziram 11 membros de uma torcida organizada do Flamengo, atualmente restrita às praças esportivas, ao Juizado Especializado do Torcedor e Grandes Eventos.

Na Penha, equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão prenderam um integrante de torcida organizada do Flamengo na Rua Leopoldina Rêgo. Durante abordagem e revista, foi encontrado um revólver calibre 38 em seu veículo. A ocorrência foi apresentada na 21ª DP.

Nas imediações de Edson Passos, em Mesquita, equipes do 20° BPM (Mesquita) estabilizaram uma confusão entre torcedores. Dois envolvidos foram presos e foram apreendidas três bombas artesanais, inclusive envolvidas com pregos. A ocorrência foi apresentada na 53ª DP.

Clássico

Vasco e Flamengo retomam neste domingo (2) a participação no Campeonato Brasileiro após a paralisação devido às enchentes no Rio Grande do Sul. O clássico carioca da sétima rodada da competição de pontos corridos será disputado no Maracanã e a bola vai rolar a partir das 16h (de Brasília).

Mandante, o Vasco tem como destaque para esta partida a estreia do técnico português Álvaro Pacheco, que substitui o argentino Ramón Díaz, demitido. O Cruzmaltino vem se recuperando na tabela de classificação e deixou a zona do rebaixamento para ocupar o 13º posto, com seis pontos.

O time, que não entra em campo desde o dia 21 de maio, quando superou o Fortaleza na disputa de pênaltis da terceira fase da Copa do Brasil, buscará uma vitória no início do trabalho do novo comandante.

O Flamengo, por outro lado, após oscilar em algumas partidas, voltou a apresentar um bom futebol e resultados em campo. A equipe de Tite vem de quatro vitórias consecutivas sobre Corinthians (Brasileirão), Amazonas (Copa do Brasil) e Bolívar-BOL e Millonarios-COL (Libertadores).

Nestas quatro partidas, foram dez gols marcados e nenhum sofrido, o que ressalta também o bom momento do sistema defensivo.

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o Rubro-Negro aparece na terceira posição na tabela do Brasileiro, com 11 pontos, a dois do líder Athletico-PR.

Em relação aos times que irão a campo, a tendência é Álvaro Pacheco escalar uma equipe com três zagueiros, mas também há a possibilidade do português adotar um esquema 4-3-3.

Se optar pela prudência defensiva, João Victor, Léo e Maicon devem formar o trio de zagueiros, enquanto se escalar três atacantes, Maicon dará lugar a Adson.

No Mais Querido, Tite não poderá contar com o zagueiro Léo Pereira e com o lateral Ayrton Lucas, ambos entregues ao departamento médico por conta de lesões musculares.

Na zaga, Fabrício Bruno, que recusou a proposta do West Ham-ING e permanecerá no clube, volta ao time ao lado de Léo Ortiz. Na lateral, Viña será o titular.

Do meio para frente, a tendência é o treinador repetir a escalação que iniciou a partida contra o Millonarios, na última terça-feira, mas o meia De la Cruz é dúvida após reclamar de uma pancada e pode ser substituído por Erick Pulgar.

Vasco e Flamengo já se enfrentaram em 2024 e empataram sem gols pelo Carioca. Em 2023, foram cinco confrontos, com quatro vitórias do Fla e apenas uma do Cruzmaltino. A última vitória do Vasco aconteceu em março do ano passado

Com Gazeta Esportiva

< Vigilante de 43 anos é preso suspeito de ameaçar mulher Brasil condena ataque que feriu três brasileiros no Líbano <