Crime
Mais de 170 comércios e casas em Niterói flagrados fazendo 'gato'
Balanço da Enel é relativo à última semana de inspeções
A Enel divulgou, nesta segunda-feira (13) que o projeto "Energia Legal", realizado pela empresa com o apoio da Polícia Civil e o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), identificou 171 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências, na última semana, em Niterói.
As inspeções, de acordo com Enel, terminaram com uma prisão em flagrante e o registro de quatro ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligação direta na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.
Entre os casos identificados nas inspeções, cinco foram constatados em estabelecimentos comerciais de Niterói. Em uma loja de colchões do bairro Santa Rosa e um pet shop de Itaipu, foram identificadas ligações feitas diretamente na rede de Enel.
Em uma peixaria de Piratininga, os técnicos encontraram uma placa eletrônica dentro do medidor, caracterizando alteração na configuração de fábrica do equipamento de medição, além de fissuras nas laterais, indicando que foi violado por terceiros.
Também foi constatada fraude no medidor em uma loja de utensílios domésticos de Itaipu. Além disso, em um restaurante do bairro do Fonseca, havia uma ligação trifásica feita diretamente no transformador da companhia, com cabo passando por dentro de cano de PVC e por baixo da calçada.
O responsável pela peixaria foi conduzido à delegacia, onde houve a abertura de inquérito para apurar a autoria do fato. O gerente do restaurante foi preso em flagrante por agentes da polícia e o responsável pelo pet shop foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Durante o "Energia Legal", a Enel explicou ainda que ofereceu ainda atendimento móvel a clientes do município, com todos os serviços realizados nas lojas, de maneira mais fácil e ágil.
Mais de 24 mil casos em 28 cidades
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 62ª edição, já identificou em torno de 24,7 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
"O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!