Paralisação
Manifestação na Maré fecha uma das principais avenidas do Rio
Moradores protestam contra demolições na comunidade
A Avenida Brigadeiro Trompowski, uma das principais vias que liga a Avenida Brasil à Ilha do Governador, foi fechada nesta sexta-feira (23) por moradores e comerciantes da comunidade do Parque União, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.
O protesto é uma resposta às demolições em curso na área, realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, em operação contra um complexo de imóveis ilegais, ligados ao tráfico de drogas.
As investigações apontam que a comunidade do Parque União vem sendo utilizada há anos, por meio da construção e abertura de empreendimentos, para lavar o capital acumulado com o comércio de drogas. Os agentes apuram ainda a participação de funcionários de órgãos representativos da comunidade no esquema.
As ações sequenciais no Parque União revelaram uma estratégia da facção criminosa de colocar ao menos uma pessoa em cada unidade habitacional para fingir que são moradores e dificultar as demolições. Na primeira fase da operação, cerca de 90% dos prédios estavam vazios.
Nos três primeiros dias desta semana, 24 prédios foram descaracterizados, somando 133 unidades. Segundo as autoridades, a continuidade da ação é importante não apenas para concluir as demolições, mas também para garantir a integridade dos moradores da comunidade, já que essas construções geram escombros.
Desde o início da operação, 26 das 49 escolas do Complexo da Maré ficaram sem funcionamento. O comércio local também foi impactado, com a maioria das lojas fechando às 20h de quinta-feira (22), deixando apenas padarias e farmácias com funcionamento restrito.
Moradores relataram que a Polícia Militar impediu os manifestantes de se aproximarem das áreas onde ocorrem as demolições. A Seop informou que não há previsão para a conclusão da operação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!