Polícia

Mascarado e audacioso: quem é o Playboy do crime em Niterói?

Imagem ilustrativa da imagem Mascarado e audacioso: quem é o Playboy do crime em Niterói?
Playboy se utilizava de táticas curiosas durante os roubos. Foto: Reprodução

Sete anotações criminais, vinte anos dentro de uma penitenciária e uma forma curiosa de cometer roubos em bancas de jornais e comércios. Esse é o perfil de George Luiz Ferreira Garcia, o Playboy, de 55 anos, apontado pela polícia como o principal responsável por uma onda de assaltos que assombrou os donos de bancas de jornais e comércios nos últimos meses em Niterói. Ele foi preso, na tarde desta sexta-feira (22), por policiais civis da Delegacia do Centro (76ªDP) prestes a cometer um novo delito na região central da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, os policiais conseguiram chegar até o acusado após um minucioso trabalho de inteligência, que detectou os horários, dias de semana e o itinerário realizado por Playboy em suas tramas criminosas. Na tarde desta sexta-feira, os policiais se dividiram pelas ruas da região central da cidade e, em meio a populares, conseguiram localizar George, que estava bem próximo de cometer um novo roubo. Com ele, os agentes apreenderam um simulacro de arma de fogo e uma mochila com algumas peças de roupa e acessórios de vestuário.

Outro fato que chamou a atenção dos policiais durante o trabalho de investigação foi uma tática usada pelo acusado após as suas atividades criminosas. Nas imagens de câmeras de monitoramento que foram analisadas durante as investigações, os agentes conseguiram perceber que pouco antes de praticar os roubos, Playboy se vestia com a roupa e os acessórios de vestuário que levava na mochila. Após os assaltos, ele trocava de roupa com a finalidade de despistar a polícia, dificultar o seu reconhecimento nas ruas e frustrar as investigações.

Agentes da 76ªDP identificaram a presença de Playboy em pelo menos 21 atividades criminosas, mas acreditam que ele possa ter participado de outras sem que a vítima tenha feito registro na delegacia.

O acusado foi preso pela primeira vez em 1994 e cumpriu pena de 20 anos em regime fechado. Com seis anotações criminais por roubo e uma por sequestro relâmpago, ele foi levado para a Delegacia do Centro, onde foi preso e ficou a disposição da justiça.

< Parque Nacional da Tijuca tem novas regras para visitação MP apura fura-fila de vacina em 10 estados e no DF <