Polícia

Megaoperação em Niterói revela a 'Disney' do crime organizado na cidade

Imagem ilustrativa da imagem Megaoperação em Niterói revela a 'Disney' do crime organizado na cidade
Operação acontece em diferentes pontos da cidade. Foto: Lucas Benevides

Uma megaoperação, intitulada 'Operação Disney' realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com a Polícia Civil, nesta quinta-feira (25), visa cumprir 40 mandados de prisão preventiva contra denunciados por associação ao tráfico de drogas em comunidades localizadas em diferentes bairros de Niterói. Até as 8h20, oito pessoas haviam sido presas e uma camisa da Polícia Federal foi apreendida, além de dinheiro em espécie.

De acordo com a polícia, durante investigação, foi possível identificar grande parte da hierarquia do tráfico no Morro da Ilha da Conceição (Mic), popularmente conhecido como 'Morro do Mickey', bem como o modus operandi de traficantes atuantes em outras comunidades de Niterói, como Sabão, Estado, Palácio e Cavalão.

Diligências de campo, como abordagens e apreensões, auxiliaram na confirmação das provas obtidas por meio de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, além de também desbaratarem outros crimes como de manutenção de casa de prostituição e fornecimento de sinal clandestino de TV a cabo.

Até às 8h20, oito acusados haviam sido presos. Foto: Lucas Benevides

Entre os traficantes que atuam no Morro da Ilha da Conceição, a liderança é exercida pelo denunciado Carlos Vinícius Lirio da Silva, vulgo 'Cabeça', tendo logo abaixo dele Flávio Simões Brasil, vulgo 'Narigudo'. Segundo a denúncia, o tráfico na Favela do Sabão, localizado nos bairros Centro e São Lourenço, também era chefiado por Cabeça, tendo como gerente Ryan Nóbrega Jubim, vulgo 'Do Flamengo'.

No Morro do Estado, que se divide entre Centro e Ingá, a investigação apurou que o tráfico era dominado pela facção Terceiro Comando Puro, chefiado por Andrei Soares Maciel, vulgo 'Coronel'. Com a prisão de "Coronel", o denunciado Raphael Conceição de Souza, vulgo 'Lutador', assumiu a chefia da comunidade, que passou a ser filiada à facção Comando Vermelho.

O Morro do Palácio, era liderado pelo denunciado Max Christian Fernandes Teixeira, vulgo 'Negão', que foi expulso no momento em que outra facção ascendeu ao poder na comunidade. Com a mudança de domínio, são apontados como líderes Anderson Souza Leite, vulgo 'Bozo', Igor Barboza Miranda, vulgo 'Bozin', e Renato Santana de Almeida, vulgo 'Renatinho'.

Já no Morro do Cavalão, em Icaraí, a denúncia lista como líder Reinaldo Medeiros Ignácio, o 'Kadá', tendo abaixo dele o filho, o denunciado Reinaldo Medeiros Ignácio Júnior, o 'Reinaldinho'.

Durante a investigação, também foi identificada associação para a prática do crime de manutenção de estabelecimento onde ocorre exploração sexual, sendo a prática liderada pelo denunciado Diego da Conceição Antônio, que tinha como braço direito o denunciado Pedro de Simone.

O monitoramento telefônico também identificou um grupo constituído para fornecer, de forma organizada, com divisões de funções, os serviços de “gatonet” (sinal de TV) e de internet na Comunidade no Morro da Conceição e em outras comunidades do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a denúncia, os componentes do grupo que coordenava o fornecimento de sinal de TV e sinal de internet nas comunidades mantém estreito contato com os líderes do tráfico nas localidades - em verdadeira parceria empresarial e clandestina. Essa parte da investigação segue em andamento.

< Corpo encontrado em frente a hospital na Zona Norte de Niterói MP recomenda medidas mais restritivas na Região dos Lagos <