Dados assustadores

Menina morta na Ilha é a 15° criança vítima de bala perdida no Rio

Dados da ONG Rio de Paz abrange os últimos dois anos

Eloá morreu enquanto estava pulando na cama dentro de sua casa
Eloá morreu enquanto estava pulando na cama dentro de sua casa |  Foto: Reprodução
 

Eloá Passos, uma criança de 5 anos, morreu após ser atingida por uma bala perdida enquanto brincava em sua casa na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, neste sábado (12). Esse incidente marca o 15° caso de crianças vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro nos últimos dois anos (2022 e 2023), de acordo com dados divulgados pela ONG Rio de Paz.

A organização acompanha incidentes que envolvem vítimas com idades entre 0 a 14 anos. Em memória a pequena, o nome de Eloá será adicionado a um mural na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Leia+: Cem crianças foram mortas por tiros no Rio desde 2007, diz ONG

Leia+: Menina de 5 anos e jovem morrem baleados no Rio

Eloá morreu enquanto estava pulando na cama dentro de sua casa na área conhecida como Cova da Onça, na Comunidade do Dendê. O disparo ocorreu durante um protesto da comunidade devido à morte de um jovem de 17 anos, que, de acordo com informações da Polícia Militar, teria trocado tiros com a mesma. A PM informou que não estava realizando operações dentro da comunidade quando Eloá foi atingida.

De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, uma plataforma que monitora a violência armada, um total de 601 crianças e adolescentes de até 17 anos foram baleados nos últimos sete anos na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Um levantamento intitulado "Futuro Exterminado" revela que, em média, a cada quatro dias uma pessoa nessa faixa etária é atingida por tiros na região. O estudo abrange o período de julho de 2016 a julho de 2023 e não considera eventos mais recentes.

Relembre as crianças mortas por bala perdida no Rio

  1. Kevin Lucas dos Santos Silva, 6 anos.
  2. Karina Sobral de Souza, 9 anos.
  3. Esther Vitória de Melo Pires, 5 anos
  4. Lorenzo Palhinhas, 14 anos.
  5. Juan Davi de Souza Faria, 11 anos.
  6. Rafaelly da Rocha Vieira, 10 anos.
  7. Maria Eduarda Carvalho Martins, 9 anos.
  8. Ester de Assis Oliveira, 9 anos.
  9. Jhenyfer Luz Silva de Souza, 12 anos.
  10. Lohan Samuel Nunes Dutra, 11 anos.
  11. Arthur Moreira Gonçalves, 13 anos. * Morreu em 05/05/2023, dentro de casa, no Recreio, Zona Oeste. A suspeita é que tenha acendido uma munição e o projétil atingiu seu pescoço.
  12. Yan Gabriel Marques, 12 anos
  13. Dijalma de Azevedo Clemente, 10 anos.
  14. Thiago Menezes Flausino, 13 anos.
  15. Eloá Passos, 5 anos
< Noivo de Larissa Manoela fala sobre acusação de golpe nos sogros Peça gratuita tem interação de artista com público na Zona Oeste <