Violência

Moradores da Vila Cruzeiro acordados ao som de tiros; veja vídeo

Há mortos e feridos no local

 

Moradores da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, relatam tiros desde às 4h da madrugada desta terça-feira (24). Postagens em redes sociais apontam que os disparos inicialmente partiram de uma região de mata. Policiais do Bope e da Polícia Rodoviária Federal realizam uma grande operação na comunidade. 

A Polícia Militar disse que uma pessoa foi ferida na Chatuba, uma comunidade fora da área da operação, e veio a óbito no local. A área foi isolada por uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) para perícia da Delegacia de Homicídios da Capital.

Ao todo são 10 criminosos mortos, segundo a PM. Uma moradora foi atingida por bala perdida e morreu. Ao todo, sete fuzis foram apreendidos até às 8h, disse a PM.

Assustada com o tiroteio, a moradora Camila Moradia relatou no Twitter, por volta das 5h40, que já havia pessoas tentando se esconder dos tiros no interior da comunidade.

"Se você está deitado em sua cama nesse momento, você é privilegiado sim. Aqui na favela, já tem gente deitado no chão,  no corredor, no beco e/ou no cantinho considerado mais seguro da casa. Não temos paz!", disse a defensora dos Direitos Humanos.

A ação tem por objetivo localizar e prender lideranças criminosas que estão escondidas na comunidade, inclusive criminosos oriundos de outros Estados do país (Alagoas, Bahia, Pará entre outros), disse a PM.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar disse que as equipes do BOPE e da PRF estavam se preparando para iniciar a incursão quando criminosos começaram a fazer disparos de arma de fogo na parte alta da comunidade.

"Meu quintal está cheio. Só não sei do que é. Eu moro aqui na mata na Lagoinha. Estou com meus filhos tudo no chão", disse uma moradora através de um aplicativo de mensagens. O relato foi compartilhado às 7h18.

< Operação policial na Penha deixa 11 mortos; clima é tenso Aos 90 anos, bicheiro Piruinha é preso por suspeita de assassinato <