Crime

Morre Jerominho, ex-vereador acusado de criar a Liga da Justiça

Ex-vereador foi baleado à queima-roupa na Zona Oeste do Rio

Jerominho é ex-vereador do Rio e ex-policial civil.
Jerominho é ex-vereador do Rio e ex-policial civil. |  Foto: Reprodução
 

O ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, morreu nesta quinta-feira (4) após ser baleado, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele, que é apontado como um dos fundadores da milícia Liga da Justiça, foi atingido na perna e no abdômen.

De acordo com testemunhas, dois homens pararam do lado do carro de Jerominho e atiraram à queima-roupa contra o homem. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Oeste D'Or. O cunhado do ex-vereador também ficou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Rocha Faria, e seu estado de saúde é estável. 

Jerominho foi vereador do Rio filiado ao PMDB entre 2000 e 2008. Em 2004, ele recebeu 33.373 votos e em 2000 foram 20.560 pessoas que o elegeram. Mas em 2007, o ex-parlamentar foi preso e cumpriu uma pena de 11 anos. O homem foi solto em 2018 após ser absolvido em um processo que o acusava de tentar matar um motorista de van em junho de 2005.

Jerônimo foi um dos 227 indiciados na CPI das Milícias, um marco contra o crime organizado. Junto com seu irmão, Natalino Guimarães, Jerominho é acusado de ser um dos criadores da milícia Liga da Justiça, que atua em Campo Grande. 

Em 2020, a Polícia Federal realizou uma operação voltada à família do ex-vereador. A ação foi para investigar possíveis postos no poder Executivo e Legislativo com o objetivo de retomar o poder na Zona Oeste. Já em janeiro deste ano, Jerominho voltou a ser preso por extorsão à mão armada, sendo solto uma semana depois. 

No fim de janeiro de 2022, o ex-vereador voltou a ser preso por extorsão à mão armada contra motoristas de vans, um crime cometido em 2005. Menos de uma semana depois, ele foi solto.

Logo Enfoco

Rômulo Cunha

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Bicampeã olímpica é condenada a quase 10 anos de prisão na Rússia Bicheiro Rogério de Andrade é preso horas depois do filho <