Polícia

'Morreu se divertindo', relatam vizinhos depois de mortes em Itaboraí

Publicada às 11h35 / atualizada às 11h54

Imagem ilustrativa da imagem 'Morreu se divertindo', relatam vizinhos depois de mortes em Itaboraí
Estabelecimento amanheceu de portas fechadas após o crime deste domingo (12). Foto: Marcelo Tavares

Um dia depois das cenas de horror do atentado que terminou em cinco mortes e três feridos em São Joaquim, no município de Itaboraí, na tarde deste domingo (12), moradores e vizinhos do local relataram o medo e a insegurança que agora pairam sobre a região. Uma das vítimas dos criminosos foi o inspetor da Polícia Civil e ex-vereador de Itaboraí, Wellington Emerick, de 59 anos, além de outras quatro vítimas fatais.

Segundo a Polícia Civil, uma disputa por poder entre traficantes do Comando Vermelho (CV) e integrantes de grupos paramilitares é investigada por agentes da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) como a principal motivação para a chacina. Além disso, a distrital ainda investiga um suposto envolvimento do ex-parlamentar de participação de um grupo de extermínio atuante em Itaboraí, que inclusive, teria se utilizado da força para ser eleito em 2016.

Na manhã desta segunda-feira (12), os resquícios da chacina ocorrida na Rua José Leandro puderam ser vistos pelos moradores do bairro pacato, localizado na área rural de Itaboraí. Marcas de tiros espalhadas pelo comércio, alvo dos criminosos, além de pertences das vítimas, estavam espalhados em frente à padaria, que era utilizada para lazer após uma partida de futebol realizada a poucos metros do local do atentado criminoso. Um carro que estava próximo ao estabelecimento comercial também foi atingido pelos tiros realizados por um grupo de quatro criminosos, fortemente armados com pistolas e fuzis.

“Ontem isso aqui ferveu. Ficamos muito tensos com todo o ocorrido e a pior sensação foi o medo depois dos tiros. Ninguém sabia o que poderia acontecer, se eles iriam voltar. Quem morreu estava se divertindo na padaria, bebendo uma cerveja. Alguns deles estavam numa partida de futebol ali no campo e depois aconteceu tudo isso. Aqui nunca foi dessa forma, ficamos com muito medo. O Wellington [ex-vereador morto no ataque] era uma pessoa muito querida aqui no bairro e que gostava da justiça. Era o nosso defensor aqui. Agora vamos ficar na mão de quem não conhecemos”, disse uma moradora do bairro há 30 anos, que preferiu não se identificar com medo de possíveis represálias.

Segundo uma investigação preliminar dos policiais civis da DHNISG, existe uma guerra entre criminosos do Comando Vermelho (CV) e integrantes de grupos paramilitares que duelam pelo controle do bairro São Joaquim, que fica às margens da BR-101. Os agentes da distrital investigam a informação de que os responsáveis pelos disparos que mataram cinco pessoas e deixaram três feridos sejam integrantes da principal facção criminosa do Estado do Rio, oriundos de comunidades de Itaboraí, que buscavam retirar a ameaça de instalação de milícia naquela região.

Veículo que estava próximo ao local acabou atingido pelos disparos. Foto: Marcelo Tavares

O próximo passo do inquérito é buscar, através das imagens de câmeras de segurança, a identificação dos criminosos envolvidos no atentado. Uma das linhas de investigação é de que o grupo seja oriundo de duas comunidades controladas pelo tráfico de drogas em Itaboraí.

Registro

Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos, que desembarcaram de um veículo, modelo Chevrolet Prisma, e realizaram diversos disparos de arma de fogo. Na ação, sete pessoas foram baleadas, sendo que cinco não resistiram aos ferimentos e foram a óbito. Duas vítimas seguem internadas no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no bairro Nancilândia.

Uma das câmeras localizadas em frente ao comércio mostra o desespero dos frequentadores da padaria após perceberem a ação dos criminosos, que realizam diversos disparos na direção das vítimas. Nas imagens, é possível perceber que uma das vítimas, um homem, vestindo uma camisa cinza e short azul, tenta fugir da ação dos criminosos, mas acaba sendo atingido e cai no meio da rua.

Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Batalhão de Itaboraí (35°BPM) foi acionada, por volta das 14h, para verificar uma ocorrência de homicídio na Rua José Leandro, quadra 62, no bairro São Joaquim. Ao chegarem no local, encontraram duas pessoas, identificadas como Joelson Ferreira da Conceição, de 48 anos, e Jonas Nunes Gomes, que não teve a idade revelada, já mortas.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o inspetor da Polícia Civil Wellington Emerick, de 59 anos, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Outros dois homens, de 53 anos e 70 anos de idade, foram socorridos para unidades de saúde de Itaboraí, mas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito.

Segundo a PM, um policial militar reformado, de 57 anos, e um outro homem, de 37 anos, também foram baleados pelos criminosos e seguem internado no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí.

< Confira os resultados do novo sorteio das oitavas de final da Champions League Um ano sem Carlos Boechat: árvore é plantada em homenagem ao vereador <