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    Investigação

    Motorista da Uber some com mercadoria e deixa prejuízo de R$ 2 mil

    Empreendedora afirma não ter recebido suporte do aplicativo

    Publicado 08/06/2023 às 17:36 | Atualizado em 09/06/2023 às 14:08 | Autor: Laís Dias
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    O prejuízo foi avaliado em R$ 2 mil
    O prejuízo foi avaliado em R$ 2 mil |  Foto: Marcelo Tavares

    Uma empreendedora teve um prejuízo de R$ 2 mil após solicitar a entrega de sua mercadoria através do aplicativo Uber Moto, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, nesta quarta-feira (7).

    Proprietária de uma loja de roupas, Rebecca Pierre conta que o motorista não apareceu no local do destino e terminou a corrida em outro lugar. Ela também afirma não ter recebido o suporte necessário do aplicativo. 

    O caso foi registrado de forma online na 79ª DP (Jurujuba). A delegacia, inclusive, solicita que a vítima compareça à delegacia e apresente mais informações sobre o fato.

    Rebecca disse que pediu uma corrida saindo do bairro Maceió, em Niterói, para o Engenho do Mato, na mesma cidade, para levar a coleção de Dia dos Namorados da costureira até o estabelecimento. As peças eram vestido, cropped, saia e macaquinho.

    "Eu pedi o Uber moto para levar as mercadorias do Maceió para o Engenho do Mato. O mesmo pegou no Maceió umas 18:45 e seguiu caminho sentido Itaipu e ficou parado mais de 1hr em um lugar. Eu ligava mandava mensagem e nada de responder e atender. O telefone cadastrado no Uber informava que não existia e eu não conseguia comunicação com ele de jeito nenhum", explica.

    Segundo a empreendedora, a corrida só foi finalizada mais de duas horas depois na Penha, na Zona Norte do Rio. Além do prejuízo das mercadorias, a corrida que tinha como valor inicial por volta de R$ 30, subiu para R$ 70.

    Procurada, a Uber informou, por meio de nota, que "caso entenda que foi vítima de furto ou apropriação indevida pelo motorista parceiro, a empresa orienta que a usuária registre um Boletim de Ocorrência".

    Também disse que se coloca à disposição dos órgãos de segurança para colaborar com as investigações, na forma da lei.

    "De todo modo, vale ressaltar que a usuária solicitou, por meio do aplicativo, a modalidade Uber Moto - que é voltada para a mobilidade e o transporte de pessoas, e não se presta ao envio e recebimento de mercadorias. Para essa finalidade existe a categoria Uber Flash, que também possui regras, incluindo o limite de R$ 500 no valor dos itens transportados. Além dos termos de uso trazerem todas essas informações, no momento da solicitação as regras do Uber Flash são exibidas no aplicativo para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido", explica a empresa.

    O outro lado

    O motorista entrou em contato com a usuária nesta sexta-feira (9) para entregar as mercadorias à Rebecca. Segundo ele, seu celular apresentou um problema técnico, e, por isso, não conseguiu finalizar a corrida nem falar com a empreendedora. 

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