Logo Enfoco


    Ação

    Motos barulhentas: mais de 2,2 mil abordagens em Niterói

    Presidente da NitTrans diz que meta é 'acabar com perturbação'

    Publicado 29/05/2025 às 9:28 | Atualizado em 29/05/2025 às 11:05 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ações conjuntas envolvem diversas forças de segurança
    Ações conjuntas envolvem diversas forças de segurança |  Foto: Divulgação

    A cidade de Niterói tem sido palco de ações constantes de fiscalização contra a adulteração no escapamento das motos, que provoca excesso de barulho. Desde fevereiro, a NitTrans já realizou 17 operações itinerantes nos bairros da cidade, com 2.236 motos vistoriadas.

    Na noite da última terça-feira (27), mais uma ação conjunta foi realizada na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, na Zona Sul. A operação contou com a atuação da NitTrans, Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e o 12° BPM (Niterói). Ao todo, 96 motocicletas foram abordadas, resultando em 13 autuações por infrações diversas.

    O presidente da NitTrans, Nelson Godá, destacou que alterar o escapamento original da moto é uma infração passível de multa.


    Aspas da citação
    Estamos realizando ações todas as semanas, há três meses, e vamos continuar. Adulterar as peças originais da moto é uma infração passível de multa. Muitos idosos, crianças e animais sofrem com os barulhos excessivos, principalmente durante a noite. Temos agido com o intuito de acabar com essa perturbação
    Nelson Godá, presidente da NitTrans
    Aspas da citação

    Ação educativa

    Godá ainda ressaltou que, durante as abordagens, os motociclistas têm a oportunidade de realizar a troca do cano de descarga adulterado pelo original, sem a necessidade da apreensão do veículo.

    “Não queremos retirar as motos das ruas ou atrapalhar o trabalho de quem depende delas. Esse não é o objetivo. Nossa ação é educativa. Os condutores que estão regulares são liberados”, reforçou o presidente.

    Desde 18 de fevereiro, a NitTrans está nas ruas com ações itinerantes em todas as regiões da cidade. Nesse período, 2.236 motos foram fiscalizadas e 300 autuadas por infrações diversas. Desse total, 46 foram multadas por adulteração no escapamento, e mais da metade teve a possibilidade de realizar a regularização no local, evitando a apreensão do veículo.

    A blitz contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos.

    Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas à multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Após separação, Zé Felipe se acaba de chorar durante show; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Elon Musk deixa governo Trump um dia após criticar projetos

    Relacionados em Niterói