Justiça

MPF quer que Ronnie Lessa seja levado a júri popular

PM reformado é acusado pelas mortes de Marielle e Anderson

Os assassinatos ocorreram há quatro anos atrás e o julgamento ainda não foi marcado
Os assassinatos ocorreram há quatro anos atrás e o julgamento ainda não foi marcado |  Foto: Reprodução
 

O Ministério Público Federal (MPF) quer que o policial militar reformado Ronnie Lessa seja levado a júri popular pelo assassinado da vereador Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O MPF enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (27). 

Os assassinatos ocorreram há quatro anos e o julgamento ainda não foi marcado. Lessa foi preso em 2019, junto com o ex-PM Élcio de Queiroz e, por decisão da Justiça do Rio, no mês de março de 2022, os dois são réus no processo. A defesa de ambos, desde a decisão, está recorrendo para adiar o julgamento.

Assassinatos ocorreram há quatro anos e o julgamento ainda não foi marcado
  

O documento desta foi assinado pela subprocuradora-geral da República Cláudia Marques, que avaliou um agravante interno após a defesa do policial solicitar uma habeas corpus, negado pelo STF. O mesmo recurso já havia sido negado a Lessa, no mês passado, pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o documento enviado à relatora do caso, ministra Rosa Weber, Lessa deve ir a julgamento considerando as condições do crime, efetuado por meio de emboscada e sem dar chances de defesa às vítimas. O Ministério Público defende que o STF permaneça com a sentença de pronúncia de Ronnie.

Lessa e Élcio foram denunciados pelo MP por homicídio doloso qualificado, além disso, existe a acusação também de tentativa de assassinato da assessora Fernanda Chaves, que estava no banco ao lado de Marielle, mas conseguiu escapar com vida.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< 'Estava feliz', desabafa mãe de jovem executado no trem Super Manhãs da Globo sofre alterações na grade; entenda <