Sem medo

Neymar mergulha em lago após interdição de casa em Mangaratiba

Secretaria do município constatou crimes ambientes no local

Moradia recebeu denúncias de crimes ambientais
Moradia recebeu denúncias de crimes ambientais |  Foto: Reprodução

Neymar compareceu pessoalmente à propriedade em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23), ignorando a ordem de interdição emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba e pela Polícia Civil, que conduziram a ação no dia anterior.

Um dia após receber denúncias de crime ambiental, a obra em uma das propriedades do jogador foi interditada. Localizada , a reforma visava a criação de um lago artificial, porém, órgãos de fiscalização constataram desmatamento, destruição de rochas e desvio do curso de um rio.

Leia+: Pai de Neymar recebe ordem de prisão em interdição de obra; vídeo

Leia+: Neymar vai inaugurar lago artificial mesmo com interdição da obra

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a construção do lago artificial de mil metros quadrados, um jardim e uma quadra de beach tênis resultaram em desmatamento, desvio de curso de um rio e destruição de rochas, tudo sem autorização.

Ainda nesta sexta, Neymar recebeu participantes do curso e reality show da Genesis Experience, responsável pela obra e outros parceiros comerciais. O jogador posou para fotos, deu autógrafos e interagiu com o público presente no local.

Embora a festa de inauguração, prevista para esta sexta-feira (23), tenha sido cancelada devido à fiscalização, a visita de Neymar ocorreu na propriedade que havia sido interditada pela Prefeitura no dia anterior.

De acordo com o portal “G1”, a Prefeitura de Mangaratiba durante a manhã desta sexta, foi informado que apenas que a obra foi "embargada como medida cautelar para parar a degradação, e que o trâmite processual agora é a elaboração de um relatório de fiscalização, que segue para análise jurídica".

"Um juiz que definirá a exigibilidade das licenças cabíveis e as infrações a serem aplicadas. Somente após o parecer jurídico, que o requerente/infracionado poderá entrar com o pedido de regularização ambiental", informou a prefeitura em nota.

Ainda no dia de hoje, nenhuma licença ou autorização foi apresentada por Neymar ou algum representante, com isso, o embargo permanece vigente.

O projeto de criação do lago artificial e do jardim é uma colaboração entre o jogador e a Genesis Experience, empresa de paisagismo e lagos artificiais liderada pelo empresário Ricardo Caporossi.

Até 2019, Ricardo concentrava-se principalmente na criação de jardins e outros espaços, mas em 2020 ele lançou um programa que combina cursos para aqueles interessados em suas técnicas e reality show, pois desafia os participantes a realizar uma "super transformação" em um ambiente em apenas 10 dias, compartilhando tudo nas redes sociais.

A casa de Neymar é a quarta edição da Genesis Experience e contou com a participação de apenas 10 selecionados, que pagaram um valor de R$ 120 mil à vista ou em 10 parcelas de R$ 14 mil no cartão de crédito para participar do curso.

Além de aprender as técnicas de Ricardo para a construção de lagos artificiais e paisagens, os participantes têm a oportunidade de aparecer nas redes sociais do projeto, receber hospedagem e alimentação, além de participar da festa de inauguração originalmente programada para esta sexta-feira.

O evento foi cancelado após a denúncia de crime ambiental e interdição.

< Tá com gripe? Ministério da Saúde recomenda o uso de máscara Policial aposentado tem coração arrancado após execução <