Polícia

Nova onda? Baile da China retorna com multidão em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Nova onda? Baile da China retorna com multidão em São Gonçalo
Milhares de pessoas aproveitaram no final de semana em mais uma edição do Baile da China em São Gonçalo. Foto via grupo Plantão Enfoco

Um dos eventos clandestinos mais constante e numeroso de São Gonçalo durante a quarentena imposta pelo novo coronavírus, o Baile da China, retornou no último sábado (15). O baile funk, que acontece na localidade conhecida como Rua da Feira, no Barro Vermelho, contou com milhares de pessoas ao som de proibidões e a companhia nada discreta de traficantes armados.

Na última semana, DJs e amantes do baile divulgaram um cartaz com a programação do evento pelas redes sociais, que não acontecia desde o início de abril, quando a festa terminou com a presença de policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), que trocaram tiros com criminosos armados e deixaram dois acusados de tráfico mortos e uma jovem baleada.

No mais recente evento realizado, frequentadores ralataram que o evento adentrou a madrugada e só terminou na manhã deste domingo (16). A comunidade tem como chefe um dos principais criminosos de São Gonçalo e Niterói, conhecido como Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete', apontado pela polícia como um dos responsáveis por recentes roubos de cargas ocorridos nos bairros Barro Vermelho e Pita.

Se no sábado, o evento aconteceu na “Terra do Pivete”, como é conhecida aquela região, o domingo (16) foi marcado por aglomeração e proibidões na comunidade da Alma, no bairro Amendoeira, em São Gonçalo.

Intitulado como “Pega-Pega da Alma”, o evento contou com corridas entre motociclistas e terminou com multidão cultuando música de apologia ao crime organizado.

Recém conquistada pelo Comando Vermelho, a comunidade é conhecida como a “Terra Prometida” em alusão ao único território que não era controlada pela facção em São Gonçalo. Logo após a invasão, os criminosos organizaram um baile funk para celebrar a nova conquista.

Questionada a respeito de possíveis ações para coibir os eventos que contam com a presença de traficantes armados, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a corporação segue atuando em apoio aos órgãos fiscalizadores municipais e estaduais em suas respectivas atribuições quanto às medidas de combate à pandemia do coronavírus. No entanto, a pasta esclarece que a polícia atua quando acionada, neste caso pela Prefeitura de São Gonçalo, em apoio com equipes que vão ao local para averiguar denúncias de irregularidades e, sendo necessário, as partes são encaminhadas para a delegacia.

A Polícia Militar ressalta ainda que tem feito um amplo trabalho de conscientização desde o início da pandemia. Muito mais do que uma questão de segurança pública, esta é uma questão de respeito ao próximo.

A população pode colaborar realizando denúncias através do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190.

< Enem: prazo para pedir isenção de taxa de inscrição inicia nesta terça Inspirado em clube inglês, Botafogo protagonizará série em 2022 <