Polícia

O racha do tráfico e a disputa entre Rabicó e Faustão no Salgueiro

DCIM100MEDIADJI_0687.JPG
DCIM100MEDIADJI_0687.JPG |  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

Um complexo formado por oito localidades que abrigam traficantes de diferentes comunidades do Rio e conhecido pelo forte poderio bélico de soldados do Comando Vermelho: o Complexo do Salgueiro vem sendo palco de uma disputa entre duas lideranças do tráfico de drogas do conjunto de favelas, identificados como Ricardo Severo, o 'Faustão', e Antônio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', em razão de discordâncias e desconfianças por parte de ambos os criminosos.

De acordo com dados de inteligência coletados pelas polícias Civil e Militar, o principal motivo da briga entre as lideranças do Salgueiro seria uma desconfiança por parte de Rabicó sobre um possível avanço de Faustão na hierarquia do tráfico tomando localidades do 'Coroa', como a Palmeira. A forma com que Faustão vem conciliando aliados também vem desagradando Rabicó, que, segundo os próprios aliados, já não detém confiança em soldados de Faustão, que por vezes já atuaram ao seu lado.

Segundo a investigação da polícia, Faustão seria o escolhido pela principal facção criminosa do Rio de Janeiro para negociar com criminosos da Colômbia e do Paraguai para compra de drogas e armamentos. Ele foi alvo de uma investigação recente da Polícia Federal a cerca deste tema. Diante da responsabilidade, a facção teria entregue o controle do tráfico de drogas da localidade conhecida como Itaoca para Faustão, deixando o mesmo com uma posição hierárquica de grande importância para o grupo criminoso. O local, de acordo com a polícia, é utilizado por criminosos do Rio e de outros estados como fonte de esconderijo em razão dos diversos pontos para escapar de operações policiais.

Cientes da disputa entre os dois criminosos, as polícias Militar e Civil vêm monitorando as ações da dupla com o intuito de localizar e neutralizar o dueto e seus soldados no Complexo do Salgueiro. Em uma dessas incursões, policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7º BPM) mataram os traficantes Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', e Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a 'Hello Kitty'.

Oriundo da comunidade da Penha, na Zona Norte do Rio, Faustão ficou ainda mais conhecido em 2020 após ser considerado o alvo de uma operação conjunta das policías Federal e Civil no Complexo do Salgueiro, que terminou com a morte do adolescente João Pedro, de 14 anos. Conhecido pela periculosidade e pela obesidade, Faustão é apontado pela polícia como o responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Militar no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009.

Além disso, ele também estaria envolvido em uma ação criminosa que expulsou moradores, inclusive policiais, de suas residências durante uma invasão da facção criminosa em 2016 no Jardim Miriambi, em São Gonçalo.

Do outro lado do Complexo do Salgueiro está Rabicó, que estaria inclusive proibido de atravessar as vielas e chegar até Itaoca onde Faustão estaria escondido. Líder da comunidade há mais de 30 anos, o criminoso é apontado pela polícia como o síndico do Comando Vermelho e, diante do período em que se mantém à frente do conjunto de favelas, teria o respeito de alguns moradores que “fecham” com a criminalidade.

Há cerca de dois anos, Rabicó, mesmo preso, organizou um “ataque” ao traficante Thomas Jayson Gomes Vieira, o '3N', que deu um golpe de estado no CV e mudou de facção criminosa, eclodindo uma guerra armada entre as duas principais grupos criminosos do Rio de Janeiro. Na época, foi descoberto que havia um plano de morte de 3N orquestrado por Rabicó, antecipado pelo criminoso que matou o então chefe do Jardim Catarina, identificado como Schumaker Antonácio do Rosário, o 'Piloto'.

< Covid-19: Rio registra um milhão de casos desde início da pandemia Prouni: resultado da primeira etapa disponível a partir desta terça <