Logo Enfoco


    Sem água

    Onda de furtos de hidrômetros invade bairro de Niterói

    Pelo menos sete equipamentos já foram levados no Fonseca

    Publicado 20/01/2025 às 13:49 | Atualizado em 20/01/2025 às 16:04 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Crime impacta o fornecimento de água na região
    Crime impacta o fornecimento de água na região |  Foto: Grupo Enfoco

    Moradores da Rua Leite Ribeiro, no bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, denunciam roubos de hidrômetros na região. Conforme as denúncias, os últimos furtos ocorreram durante a madrugada da última quarta-feira (15), e estão afetando o abastecimento de água na região.

    Segundo a moradora Ana Cláudia da Motta, de 64 anos, os criminosos agem na ‘’calada da noite’’, por volta das 4h. Na noite da quarta-feira, o hidrômetro de sua residência foi furtado e o encanamento também foi danificado.

    ‘’O meu (hidrômetro), eles roubaram tudo! até o cano. Quando a concessionária vier aqui, eles terão que abrir a calçada para consertar o encanamento’’, explicou a aposentada. Ainda segundo a moradora, desde o furto, ela está sem fornecimento de água.

    A situação foi reportada à concessionária Águas de Niterói, responsável pelo abastecimento na região. A moradora chegou a receber um retorno de que o problema seria reparado em quatro dias, o que não aconteceu. Ainda conforme a residente, os agentes vão ao local, tiram foto e saem. Enquanto isso, o equipamento tem jorrado água. 

    Furtos tem estimulado o desperdício de água potável
    Furtos tem estimulado o desperdício de água potável |  Foto: Grupo Enfoco
    Aspas da citação
    Eu estou desde quarta-feira sem água. São dois idosos, eu e meu marido e eu estou pegando água da calçada para jogar no vaso, para dar ao cachorro. Aqui só cai água segunda, quarta e sexta. Tá sendo uma luta
    Ana Claudia da Motta Viana aposentada
    Aspas da citação

    Ainda segundo a moradora, na noite do domingo (19), outros moradores também foram lesados pelo mesmo tipo de furto. No total, sete hidrômetros foram levados na região.

    Prática criminosa

    A prática do roubo de hidrômetro consiste na retirada de um disco de cobre do equipamento. Segundo a Polícia Militar, policiais do 12º BPM (Niterói) atuam na região realizando abordagens e revistas sistematicamente. Havendo flagrante de crimes, os envolvidos são presos.

    O comando da unidade também trabalha em conjunto com a delegacia da área no sentido de identificar e prender os envolvidos em tais crimes.

    A Polícia Militar informou ainda que, no ano de 2024, o 12º BPM retirou mais de 2.600 criminosos das ruas de sua área de atuação.

    O furto de hidrômetro é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos em regime fechado, além do pagamento de multa.

    Em casos como este, as concessionárias de água orientam que o cliente registre um boletim de ocorrência. Caso contrário, além de lesado pelo furto, o morador também é cobrado de pagar por uma taxa pela troca do equipamento.

    O que disse a Águas de Niterói 

    Após a publicação da reportagem, a Águas de Niterói informou que a instalação do novo hidrômetro será realizada em até 24 horas, sem custo para o cliente.

    A empresa disse ainda, em nota, que todos os reparos decorrentes de furto de hidrômetro estão sendo tratados como prioridade. No entanto, o aumento significativo no número de furtos na cidade tem elevado a demanda das equipes da concessionária.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Quase 200 celulares roubados são devolvidos aos donos no Rio

    Próximo artigo
    >

    Sensação térmica chega perto dos 40 graus no Rio e em Niterói

    Relacionados em Polícia