Polícia

Operação mira fraudes em compras de testes para Covid-19 no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Operação mira fraudes em compras de testes para Covid-19 no Rio
|  Foto: Foto: Pedro Conforte
Operação Reativo cumpre 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti. Foto: arquivo/Pedro Conforte

A Polícia Federal faz nesta terça-feira (14) uma operação contra suspeitos de fraudar licitações para a compra de kits de teste rápido de detecção de Covid-19 em municípios do estado do Rio. A operação Reativo cumpre 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti.

A PF não divulgou os municípios onde ocorreu a fraude, mas informou que está cumprindo mandados em sete cidades: Rio de Janeiro, Japeri, Laje de Muriaé, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Mesquita.

A investigação começou em 2020, depois da operação Apneuse, que apurou sobrepreços em processos licitatórios da prefeitura de Japeri. Segundo a PF, três empresas teriam agido em conluio para direcionar uma licitação no valor de R$ 2 milhões.

A Polícia Federal também constatou que essas empresas estão vinculadas a processos licitatórios em várias cidades do estado do Rio. Em nota, a prefeitura de Japeri informou que os contratos investigados são da gestão passada e que está colaborando com as buscas da PF.

< Covid-19: Rio renova estado de calamidade pública Ator Marcos Oliveira, o 'Beiçola', recebe alta após ser operado no Rio <