Confrontos

Operações da PM em comunidades do Rio têm saldo de 23 presos

Outros sete homens foram baleados, sendo que dois morreram

Durante as operações, armas e drogas também são apreendidas
Durante as operações, armas e drogas também são apreendidas |  Foto: Divulgação

A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (24) diversas operações simultâneas em comunidades da Zona Norte do Rio e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, deixando um saldo de 23 criminosos presos, dois mortos e outros cinco baleados em troca de tiros com os agentes de segurança. 

Segundo a PM, as ações tiveram como objetivo principal combater o crime organizado nos locais e também coibir a movimentação de criminosos nas regiões.  Além das prisões, foram apreendidos junto com os criminosos oito fuzis, 10 pistolas, um revólver, duas granadas, rádios transmissores, celulares e drogas. 

As ações na Zona Norte aconteceram nas favelas Arará e Mandela, situadas entre os bairros de Manguinhos e Benfica; nas comunidades Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina; e no Complexo do Chapadão, localizada entre os bairros Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque.

Segundo a PM, agentes do 16º BPM (Olaria) ocuparam as favelas do Quitungo e Guaporé para combater o tráfico no local. Em um patrulhamento feito pelos policiais na região, uma equipe chegou a ser atacada a tiros por bandidos e logo um confronto se iniciou.

Após o tiroteio, três suspeitos foram encontrados feridos pelos agentes e socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Não há informações sobre o estado de saúde dos baleados. Com o trio, que não tiveram as identidades reveladas, foram apreendidas uma pistola, uma granada e drogas.

Já em outro ponto da comunidade, os agentes entraram em outro confronto, logo depois, de acordo com a polícia, deles terem sido recebidos a tiros por criminosos. Quando os disparos foram cessados, os policiais encontraram outros dois suspeitos baleados e também os socorreram levando para o mesmo hospital. Sobre a dupla, também não há nenhuma informação sobre o estado de saúde. Na ação, foram apreendidos uma pistola, uma granada e rádios transmissores com os suspeitos.

Ainda segundo a PM, os agentes do 41º BPM (Irajá) ocuparam as comunidades que compõem o Complexo do Chapadão, visando reprimir o crime organizado chefiado por uma facção criminosa. Sobre este caso, não existem informações sobre prisões ou apreensões até a postagem desta reportagem.

Nas favelas Arará e Mandela, a PM da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região, junto com a ajuda da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), desobstruiu vias do local, que eram bloqueadas por barreiras físicas instaladas por criminosos.

Durante a operação, equipes do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE) removeram barricadas que impediam os acessos de veículos blindados dos policiais e também a circulação de moradores pelas vias da comunidade.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, os agentes do batalhão do município e de outras unidades subordinadas ao 3º Comando de Policiamento de Área (CPA) combateram as atividades criminosas na região na comunidade da Mangueirinha e do Lixão.

No momento da ação, uma equipe da unidade, que andava pela favela, foi atacada por criminosos armados, e um confronto foi iniciado. Após a troca de tiros, os policiais encontraram dois suspeitos feridos e os socorreram, levando para o Hospital Municipal de Duque de Caxias. Eles acabaram morrendo. Junto da dupla, os policiais apreenderam dois fuzis e oito sacolas com drogas embaladas para serem vendidas.

Armas, drogas, rádios transmissores, entre outras coisa foram apreendidas
Armas, drogas, rádios transmissores, entre outras coisa foram apreendidas |  Foto: Divulgação

Já na comunidade do Lixão, 21 criminosos foram detidos, com seis fuzis, 11 pistolas, um revólver, carregadores, celulares, granadas, aproximadamente 15 quilos de drogas, rádios comunicadores e outros materiais foram apreendidos.

< Concurso BB: inscrições são prorrogadas até 3 de março Namorado de Babi Cruz ganha seguidores em suas redes sociais <