Trágico
Passageiro de app fica tetraplégico após acidente em Niterói
Motorista não tinha habilitação e usava cadastro do pai

Um acidente envolvendo um motorista de aplicativo deixou o passageiro Maycom Batista, de 25 anos, tetraplégico na última quarta-feira (5), em Niterói, Região Metropolitana do Rio, após colidir contra um ônibus que estava parado no bairro de Santa Bárbara. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o condutor não tinha habilitação e nem era cadastrado na plataforma 99. Ele usava os dados do pai.
Segundo informações da irmã da vítima, Bianca Batista, Maycom havia solicitado um carro de aplicativo junto com um amigo no centro de Niterói com destino ao bairro Maria Paula, onde reside. Durante o percurso, o motorista dirigia em alta velocidade quando bateu no coletivo, ainda de acordo com Bianca.
Maycom, que trabalhava como porteiro, foi levado inicialmente ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, Zona Norte da cidade, mas precisou ser transferido em seguida para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, por ser especializado em traumas.
"Realizaram a tomografia, que constatou a lesão cervical e a tetraplegia. Ele fez a cirurgia, mas teve a perda dos movimentos", afirmou a irmã.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista permaneceu no local do acidente e confirmou que ele utilizava os dados do pai para usar a plataforma de transporte 99, já que não possuia habilitação.
O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca), onde o condutor vai responder por lesão corporal e por dirigir sem habilitação. As investigações seguem em andamento, segundo a Polícia Civil. A corporação não esclareceu, no entanto, se o motorista está preso ou se responde em liberdade, e nem se o pai, proprietário do veículo e cadastrado no aplicativo, poderá responder por algum crime.
Estamos arrasados, sem chão. Só queremos justiça pelo Maycom
Maycom, que tem uma filha de 4 anos, permanece internado em estado grave, já o motorista não sofreu ferimentos e o outro passageiro teve pequenas lesões sem gravidade. O motorista de aplicativo não foi localizado pela reportagem do ENFOCO para comentar o caso.

O que diz a 99
Procurada pelo ENFOCO, a plataforma 99 "lamentou o ocorrido e confirmou que assim que ficou sabendo sobre o caso, bloqueou o motorista cadastrado e iniciou uma apuração interna".
Ainda de acordo com a empresa, "uma equipe especializada foi mobilizada e tenta contato com os familiares dos passageiros para oferecer acolhimento, suporte e informações sobre acionamento do seguro".
A 99 também disse ainda que segue à disposição para colaborar com as investigações das autoridades, caso necessário, e ressaltou que "o perfil dos condutores parceiros é exclusivo e intransferível e que tem uma política de tolerância zero para fraudes de qualquer natureza. Em condutas como essa, o cadastro do motorista é bloqueado da plataforma".


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