Polícia

'Paz provisória': guerra entre facções longe do fim no Morro do Estado

Morro do Estado, no Centro de Niterói. Foto: Lucas Benevides

Dez homens presos, um menor apreendido, uma família refém resgatada e um arsenal de armamentos retirados das ruas. Embora produtivo, o saldo da operação realizada pelo Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, nesta quinta-feira (24), não parece afastar uma guerra instaurada por duas facções criminosas que duelam pelo controle do tráfico de drogas do Morro do Estado, no Centro de Niterói. 

Poucas horas após a prisão dos envolvidos, que são ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), traficantes voltaram a se enfrentar em uma luta silenciosa nas redes sociais após os policiais militares terem imposto um 'choque de ordem' na comunidade durante a quinta-feira (24).

Em uma das publicações, criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) comemoram a prisão do "time do TCP". Já os “azuis” do TCP disseram que “não vão recuar”, chegando até a celebrar uma suposta invasão no Morro do Estado após a operação da PM.

“Os crias voltou, os crias voltou. Estadão tá TCP. Muita bala no Lutador”.

Publicação nas redes sociais

Segundo investigadores da Delegacia do Centro (76ª DP), até o início da manhã desta sexta-feira (25), o TCP estava controlando o tráfico de drogas do Morro do Estado e o CV teria recuado para a comunidade do Arroz, que fica a poucos metros da “Terra Prometida”. Entretanto, não está descartada uma tentativa de retomada por parte dos traficantes do Comando Vermelho, que são maioria e podem ter apoio de outras comunidades de Niterói nos próximos dias.

Morro do Arroz fica ao lado do Morro do Estado. Foto: Lucas Benevides

Durante as ações realizadas pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão de Ações com Cães (BAC), quatro fuzis, sete artefatos explosivos, 16 carregadores, cartuchos, munições e farta quantidade de drogas foram apreendidos pelos militares. Uma família, que estava sendo feita refém pelos criminosos, foi resgatada após 24 horas dentro do cômodo de uma residência, onde traficantes se escondiam em troca de uma vista favorecida. 

Ainda de acordo com a PM, a invasão teria ocorrido por volta de 10h da quarta-feira (23), quando os criminosos tomaram o imóvel aterrorizando a família. Desde então a casa passou a ser usada pelos bandidos, que se divertiam, até mesmo jogando videogame, enquanto os moradores eram mantidos aprisionados sem alimentação e água.

Após serem levados para a Delegacia do Centro (76ª DP), uma informação chamou a atenção após ser veiculada nas redes sociais: capturados na ação teriam sido liberados por determinação da delegada adjunta Aline Vilas Boas, mas o titular da distrital, delegado Luiz Henrique Marques, descartou, na manhã desta sexta-feira (24), a hipótese e confirmou a prisão de todos os envolvidos. 

"Todos os homens que foram levados para a delegacia após serem encontrados no Morro do Estado ficaram presos. Eles irão responder por associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agora seguimos com a investigação com o objetivo de identificar e prender demais envolvidos nos recentes confrontos naquela comunidade".

Luiz Henrique Marques, titular da 76ª DP

Segundo o delegado, os presos foram levados para Benfica, na Zona Norte do Rio, onde passarão por audiência de custódia nesta sexta-feira (25).

TCP x CV: A guerra continua em Niterói

O conflito armado instaurado pelo crime, iniciado na última semana, começou após um investimento pesado do Terceiro Comando Puro (TCP), que visa a instauração de uma base da facção criminosa para uma possível expansão de território, principalmente para a Zona Norte de Niterói, de onde saíram após terem enormes prejuízos durante uma guerra do tráfico ocorrida há dois meses. 

Desde o último dia 19, os 'crias' da região ligados ao TCP, intitulados 'Tropa do Anão', com apoio de traficantes de comunidades do Rio, adentraram o Morro do Estado e, desde então, vêm disputando o território com os rivais, que são os atuais responsáveis pelas atividades criminosas na localidade. 

Do outro lado da disputa, os “Vermelhos” liderados por criminosos conhecidos como 'Boladinho' e 'Jogador', buscam defender o território, considerado de grande valor para a facção, conquistado durante a 'guerra' no ano passado.

A quadrilha dos invasores, desfalcada nessa quinta-feira, é formada por traficantes do TCP, expulsos no passado pelo CV, além de criminosos de comunidades do Rio, como o Complexo da Maré, em Bonsucesso, e Conjunto do Amarelinho, em Acari.

Após a operação policial que terminou com dez presos e um menor apreendido, o clima de tensão tomou conta dos moradores do Morro do Estado, na manhã desta sexta-feira (25). Ainda preocupados com futuros confrontos, alguns relataram não saber como anda o “miolo” da comunidade.

“É difícil saber como está e se poderemos ficar tranquilos. De uma hora pra outra, tudo pode mudar. Ontem [24], a PM deu uma porrada neles, mas é complicado. Vamos rezar para que nada de mais grave aconteça”, disse um comerciante, que preferiu não se identificar.

< Mabel Calzolari: atriz será cremada nesta sexta e rins serão doados Caixa inicia Feirão Digital da Casa Própria <