Investigação
PF combate aquisição ilegal de armas no Rio; preso principal alvo
Operação Falsário ocorre em endereços na Região Serrana
Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Falsário para combater a aquisição ilegal de armas de fogo por meio do uso de documentos falsos.
Na ação, policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Bom Jardim, na Região Serrana do Rio. O alvo principal da operação foi preso em flagrante pela posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
De acordo com investigações, os endereços são vinculados a um suspeito de adquirir armamento usando Certificado de Registro de Arma de Fogo falso, supostamente emitido pelo Exército.
O que diz a lei
A aquisição ilegal de arma de fogo é considerada crime pela Lei 10.826 de 2003 – Estatuto do Desarmamento, que resulta em pena de até 12 anos de reclusão para quem pratica o ato. Além da aquisição ilegal do armamento, também é investigada a falsificação do documento supostamente apresentado pelo suspeito.
A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento à criminalidade organizada no estado do Rio de Janeiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!