Polícia

PF faz operação contra organização criminosa envolvida em contrabando de ouro

Imagem ilustrativa da imagem PF faz operação contra organização criminosa envolvida em contrabando de ouro
Estimativa é que a organização criminosa tenha contrabandeado mais de uma tonelada de ouro para a Itália. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (27) a operação “Ruta 79”, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo contrabando de ouro proveniente de garimpos ilegais do Norte do Brasil. A ação acontece simultaneamente nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. 

Segundo a PF, a operação conta com aproximadamente 120 policiais federais. estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca em apreensão no Rio de Janeiro, sendo eles em Angra dos Reis. Em São Paulo estão sendo realizados nas cidades de São Jose do Rio Preto, Piracicaba, Mirassol e em Minas Gerais em Belo Horizonte. 

A PF informou ainda que as investigações tiveram início após a prisão de um policial federal, envolvido no esquema, responsável pela passagem ilegal da área pública para a área restrita do aeroporto, viabilizando os crimes de contrabando e descaminho. Durante as investigações foram apreendidos cerca de 17,778 kg de ouro e joias avaliadas em mais de 1 Milhão de dólares americanos. 

Os investigados usam pessoas consideradas como “mulas” para transportar o ouro até a Itália utilizando de documentação ideologicamente falsa de empresas fictícias sediadas no Paraguai. Em seguida, traz joias adquiridas na Ásia e nos Estados Unidos da América, utilizando-se também de “mulas” para introduzi-las de forma clandestina no Brasil. 

A polícia informou ainda que a estimativa é que entre os anos de 2017 a 2019 a organização criminosa tenha contrabandeado mais de uma tonelada de ouro para a Itália. 

< Com vacinação, mortes por Covid-19 caem no país Rio retoma calendário de vacinação contra Covid-19 nesta quarta <