Delivery Card

PF mira quadrilha por fraude de R$ 40 milhões contra a Caixa

Acusados podem responder por furto qualificado

Operação acontece em diversos bairros do Rio na manhã desta quarta (14)
Operação acontece em diversos bairros do Rio na manhã desta quarta (14) |  Foto: Polícia Federal
  

Uma organização criminosa acusada fraudes bancárias eletrônicas, além de outros crimes, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (14). As fraudes cometidas geraram um prejuízo à Caixa Econômica Federal que se aproxima dos R$ 40 milhões. 

Segundo a PF, a operação foi batizada de “Delivery Card” e está sendo realizada por 15 agentes que visam cumprir  três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, na Zona Sul, e Colégio, na Zona Norte. A investigação identificou os membros da organização criminosa responsável pelas fraudes bancárias eletrônicas que causaram um prejuízo multimilionário à Caixa.

Operação foi batizada de “Delivery Card” e está sendo realizada por 15 agentes que visam cumprir três mandados de busca e apreensão
  

Segundo a investigação do GCEF, os criminosos compraram, de forma irregular, passagens aéreas usando cartões clonados da Caixa. Para evitar suspeitas, as passagens eram posteriormente vendidas a baixo custo em uma rede social, sob o pretexto de terem sido adquiridas em programas de milhagem.

Ainda segundo a polícia, as investigações foram iniciadas com base em informações fornecidas pelo Núcleo de Repressão a Fraudes Bancárias (NUFBAN/DRCC/PF), unidade localizada em Brasília, responsável por gerenciar a base Tentáculos, instituída pela Polícia Federal com o objetivo de reprimir fraudes bancárias eletrônicas, mediante o esforço cooperativo e a integração da PF com as Polícias Civis e as instituições bancárias, através da Febraban.

Se condenados, os acusados podem responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas podem somar mais de 26 anos de prisão.

Carro de luxo foi apreendido
Carro de luxo foi apreendido |  Foto: PF
  

O investigado, que é alvo da operação, foi flagrado na posse de entorpecente e será conduzido à Superintendência da PF no Rio para os procedimentos de polícia judiciária. Na operação foram apreendidos um veículo de luxo, celulares, HDs e uma pequena quantidade de maconha.

< Campanha de Lula é multada por propaganda eleitoral antecipada Diretor arremessa celular de deputado que intimidou jornalista <