Tragédia

PM é preso acusado de participação na morte de sargento em Caxias

Crime ocorreu no mês passado; militar está no BEP de Niterói

Joviano Francisco de Oliveira Filho, de 72 anos, foi morto durante assalto
Joviano Francisco de Oliveira Filho, de 72 anos, foi morto durante assalto |  Foto: Reprodução
 

A Polícia Militar em conjunto com a Civil prendeu na noite desta segunda-feira (21) Paulo Renan da Silva, acusado de envolvimento na morte do sargento reformado da Polícia Militar Joviano Francisco de Oliveira Filho, de 72 anos, durante uma tentativa de assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense no dia 20 de outubro. 

A Justiça havia pedido a prisão preventiva do militar na última sexta-feira (18). Ele foi preso na noite desta segunda-feira (21), durante um curso do Batalhão de Choque, no Centro do Rio, e levado para o BEP de Niterói. A audiência de custódia de Paulo Renan será nesta terça, às 13h. Outro comparsa ainda é procurado. 

Leia+: Policial reformado morre durante tentativa de assalto na Baixada

Leia+: 'Morreu defendendo pessoas', diz sobrinho de PM assassinado no Rio

Segundo um familiar da vítima, a situação vem sendo superada ao poucos e ele espera que o caso seja resolvido o mais rapidamente possível.

"A gente só quer que o outro seja preso agora. A gente tem calma para seguir a vida, a situação está caminhando para se resolver, nada vai trazer meu tio de volta, mas podemos fazer justiça", declarou um parente da vítima que disse que o acusado era conhecido no bairro.

A Polícia Militar informou que "equipes da 1ª DPJM (Delegacia de Polícia Judiciária Militar) cumpriram mandado de prisão, conduzindo-o à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Após passar pelo exame de corpo de delito no IML, o acusado foi levado à Unidade Prisional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (UP-PMERJ)". Eles acrescentaram que a arma acautelada pertencente à Corporação e foi recolhida.

A Polícia Civil informou que agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), em conjunto com agentes da Polícia Militar, prenderam um policial militar acusado pelo crime. Diligências seguem para localizar e prender o outro envolvido no homicídio.

O crime

O sargento reformado da Polícia Militar Joviano Francisco de Oliveira Filho, de 72 anos, foi morto após tentar impedir um assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A vítima tinha acabado de deixar a esposa em um ponto de ônibus e estava voltando para casa quando foi surpreendido por uma pessoa sendo assaltada. Ele tentou ajudar e acabou sendo alvejado por balas, segundo a PM.

Os militares informaram que agentes do 15° BPM (Duque de Caxias) foram acionados para uma ocorrência na Avenida Presidente Kennedy. No local, encontraram Joviano sem vida. A área foi isolada e os policiais acionaram a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.

< Candidata a surpresa, Dinamarca apenas empata com a Tunísia 'Nada do que você fez deu certo', dispara irmã de Deolane para Xuxa <