Copacabana

PM se reúne com grupo que caçou ladrões na Zona Sul do Rio

Comando do 19º BPM diz que prenderá qualquer envolvido em crimes

Grupo de homens foi flagrado indo atrás de ladrões
Grupo de homens foi flagrado indo atrás de ladrões |  Foto: Reprodução

O comando do 19° BPM de Copacabana realizará, nesta quarta-feira (6), uma reunião com moradores do bairro da Zona Sul do Rio, para desarticular possíveis ações que fujam da legalidade.

Isso ocorre após um grupo de homens ser flagrado indo atrás dos criminosos que estavam roubando vítimas na região. Vídeos do caso começaram a circular nas redes sociais, na noite desta terça-feira (5).

Leia+: Grupo de 'justiceiros' caça ladrões na Zona Sul do Rio

Em algumas gravações, os homens brigam fisicamente com outras pessoas no local. "Tudo para pegar os ladrõezinhos. Pegaram os moleques e meteram o p**", disse uma testemunha. Os homens ainda não foram identificados.

A Polícia Militar disse que equipes da corporação seguem atuando nas ruas e prenderão em flagrante qualquer envolvido em crimes na região.

Na noite de terça-feira (5), equipes do 19ºBPM foram informadas de que um grupo de pessoas estaria seguindo em direção à Copacabana.

De acordo com dados de inteligência, o objetivo seria atacar suspeitos de cometerem crimes na região.

Após buscas, os policiais avistaram o grupo, que fugiu ao perceber a aproximação dos agentes.

"A unidade vem aplicando esforços para reduzir os índices criminais, incluindo o furto a estabelecimentos comerciais e pessoas. O bairro recebe policiamento do batalhão da área, das UPPs que margeiam a região, Bairro Presente, além de agentes do programa Segurança Presente", lembrou a PM, em nota.

A região também recebe apoio no policiamento da Operação Verão com unidades do Comando de Operações Especiais e do Comando de Policiamento Especializado.

Segundo a PM, frequentemente, as unidades operacionais que atuam no bairro fazem ações de revistas e abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade, além de diversas ações que visam coibir o cometimento de roubos e furtos a patrimônio público e privado.

O comando da unidade também afirma trabalhar junto às delegacias no intuito de identificar os envolvidos em tais ações.

"Somente no bairro de Copacabana, nos últimos dez dias, o 19º BPM encaminhou quase 150 pessoas para a delegacia e 58 foram conduzidas para abrigos municipais.

Além disso, a unidade retirou 11 facas das mãos de criminosos, prendeu quatro indivíduos e apreendeu seis menores infratores", acrescentou a PM.

A região possui aproximadamente 25% de reincidência criminal em casos de roubos e furtos, ou seja, a cada quatro criminosos presos por esses crimes um deles é reincidente, apontam as investigações.

"Lembrando que as medidas para reduzir os índices de roubos e furtos de bens públicos e privados não podem se limitar ao policiamento ostensivo em vias urbanas. A legislação penal vigente, por exemplo, tem favorecido a reincidência desses crimes", finaliza a PM.

< Morto e ferido após tiroteio no Centro de São Gonçalo Guardas são ameaçados por motoqueiros em 'rolezinho' em Niterói <