Polícia

Polícia atua contra milícia na Zona Oeste do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Polícia atua contra milícia na Zona Oeste do Rio
As diligências contam com suporte da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizada (DRACO/PCERJ), realiza, nesta terça-feira (08), a Operação Sturm para cumprir nove mandados de prisão e de busca e apreensão contra milicianos que atuam na região de Rio das Pedras, Muzema e adjacências. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da  1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital. 

As diligências contam com suporte da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Corregedoria da Polícia Militar e do GAECO do MP de Pernambuco (GAECO/MPPE). 

Segundo o Ministério Público, a  investigação foi iniciada em IP policial conduzido pela DRACO, em abril de 2019, entre as operações Intocáveis 1 e Intocáveis 2, e conseguiu identificar integrantes da mesma organização criminosa que, até então incógnitos, permanecem explorando diversas atividades ilícitas, especialmente a exploração imobiliária clandestina na região. A denúncia ressalta o enorme perigo social desses empreendimentos, que se destinam à habitação de milhares de pessoas, sem qualquer espécie de capacitação técnica, controle ou garantia acerca da higidez das obras e construções. Exemplo desse risco é a tragédia ocorrida em 12 de abril de 2019, na qual dois edifícios irregulares situados no Condomínio Figueiras desmoronaram na região da Muzema, levando abaixo 24 vidas em seus escombros . 

Ainda segundo o MP, a denúncia descreve com detalhes as condutas criminosas de cada um dos denunciados. O líder do grupo é Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, filho de Dalmir Pereira Barbosa, uma das principais lideranças da organização e denunciado na operação Intocáveis II.  Jocemir de Santana Souza, vulgo Semir, aparece como cobrador da organização criminosa. O núcleo de segurança da organização criminosa é composto por Gilbert Silva Loback, vulgo VP, pelo policial militar Ronny Pessanha de Oliveira, vulgo Caveira, e por Carlos Magalhães Antunes, vulgo Carlinhos do Sítio, que atuam também extorquindo comerciantes com ameaças, inclusive utilizando armas de fogo de grosso calibre. Já os denunciados Clodoaldo Dias Godinho, vulgo Gaúcho,  Ivonaldo de Souza Costa, vulgo Pepe, Antonio Nunes Lopes, vulgo Tonho, e Clayton Luiz Vieira integram o núcleo imobiliário, atuando na ocupação do solo, execução de obras, locação, entre outras. 

Todos foram denunciados por integrarem organização criminosa. Antônio Nunes Lopes também foi denunciado pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo, por ter clandestinamente oferecido e exposto à venda inúmeras armas de fogo a comparsas do grupo criminoso. 

< Ator Eduardo Galvão morre aos 58 anos vítima da Covid-19 PF combate pornografia infantil em Niterói <