Polícia

Polícia encontra 'travessa dos gatos' em São Gonçalo

Além de ser crime, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco. Foto: Lucas Benevides

Oito residências mantinham instalação de energia elétrica irregular na Travessa Guimarães, no bairro do Porto Velho, em São Gonçalo. Em um dos locais, também funcionava um Salão de Beleza. Os 'gatos' foram encontrados durante uma operação realizada pela Enel Distribuição Rio nesta quinta-feira (26), com apoio da 73ª DP (Neves).

Foram encontradas irregularidades na rede dos oito locais vistoriados. Os responsáveis foram autuados e responderão por crime de furto de energia. Cinco pessoas foram presas em flagrante e levadas para a delegacia. 

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.  

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.  

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar. 

< Assassinato em Saquarema pode ter sido motivado por atraso em obra Niterói convoca voluntários para mutirão de reflorestamento no Parnit <