Justiça

Polícia intima idoso acusado de injúria racial contra segurança

Agressão ocorreu em Ipanema, na Zona Sul do Rio

De acordo com um vídeo gravado pela vítima, o segurança é chamado de "neguinho"
De acordo com um vídeo gravado pela vítima, o segurança é chamado de "neguinho" |  Foto: Reprodução
 

O segurança Lucas Rodrigues Neves, que trabalha em um restaurante italiano em Ipanema, na Zona Sul do Rio, acusa o morador de um prédio vizinho de injúria racial.

Após registrar o último boletim de ocorrência, no último sábado (10), a polícia intimou o idoso Aloysio Augusto da Costa, de 83 anos, acusado pelo crime, para prestar esclarecimentos sobre o caso. Ele é aguardado na 14ª DP (Leblon). 

A confusão ocorreu por causa de um banquinho. Lucas explicou à polícia que, no mês passado, Aloysio começou a reclamar de um banco colocado do outro lado da rua, para que o segurança ficasse bem localizado a fim de visualizar o restaurante e o entorno.

De acordo com um vídeo gravado pela vítima, o segurança é chamado de "neguinho". O registro é de 13 de maio.

O segurança também disse à polícia que o idoso disse termos como: "Esse banco aqui é coisa de vagabundo" e "você tá fazendo daqui de favela, eu não quero esse banco aqui".

Segundo Lucas, o filho desse morador, identificado pelo primeiro nome, Adriano, também usa os mesmos termos pejorativos.

O restaurante onde Lucas trabalha publicou em rede social que “não tolera qualquer tipo de atitude preconceituosa” e que tomou todas as medidas cabíveis “para apoiar e proteger a vítima”.

< Roberto de Carvalho se declara à Rita Lee: 'Meu amor' Ginecologista é denunciada pelo MPRJ por racismo <