Polícia

Polícia Militar quer Segurança Presente em Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Militar quer Segurança Presente em Maricá
Representantes da Secretaria de Governo do Estado realizaram uma visita técnica nesta quinta-feira para estudar o território municipal. Foto: Arquivo/Lucas Benevides

O Governo do Estado fez uma visita técnica em Maricá, nesta quinta-feira (30), com o objetivo de implementar na cidade o Programa Segurança Presente. Profissionais da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (SEOP) acompanharam representantes da secretaria de Cláudio Castro.

Entre os locais visitados: a Praça Conselheiro Macedo Soares e Mirante do Caju, ambos na área do Centro; a parte central de São José do Imbassaí; e em Ponta Negra, a Praça Nossa Senhora das Graças e a orla do bairro.

“Eu visitei Maricá. Agora vamos fazer uma avaliação técnica, com calma, analisando todos os detalhes”, explicou o comandante-coronel da Polícia Militar e superintendente do Programa Segurança Presente, Francisco Melo, ao lado do coordenador operacional, Major Constâncio.

“Tecnicamente, nós temos que aguardar esse levantamento operacional que será realizado. Então, não podemos antecipar nada. Mas é claro que a gente conversou muito e há uma expectativa grande de que consigamos trazer esse importante programa para a cidade de Maricá. Estamos esperançosos”, declarou o secretário da pasta e tenente-coronel, Rhonalt Bueno.

Programa Segurança Presente

O Programa Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Implantado em 2014 na Lapa, o programa fez sucesso e atualmente está presente em 32 localidades do estado – bairros da região central, zona norte, zona sul, zona oeste, municípios da Baixada Fluminense, além de Niterói e São Gonçalo – oferecendo mais segurança a moradores, comerciantes e turistas.

O efetivo é composto por policiais militares, agentes civis e assistentes sociais que realizam o patrulhamento a pé ou com auxílio de bicicletas, motos e viaturas, garantindo resultados impactantes de redução da criminalidade.

Alinhamento Operacional

Na última quarta-feira (29), uma importante reunião de alinhamento operacional foi realizada entre a SEOP, a coordenação geral do Proeis, o comandante da 6ª CIA (Maricá), o coordenador do CEOSP e o subcoordenador regional do 4° Comando de Policiamento de Área (4ª CPA) para acertar a integração das forças em procedimentos na praia, policiamento ostensivo, natal iluminado e na visita do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar à cidade.

“Nosso planejamento segue integrado e articulado com tratativas diárias a fim de melhor atender a população da cidade de Maricá”, contou o secretário da SEOP, Rhonalt Bueno.

< Disponível auxílio para pessoas nascidas em outubro Horta recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19 <