Força-tarefa
Polícia usa câmeras térmicas e farol aéreo para caçar bandidos
Ação intensificada reforça segurança na Zona Oeste do Rio
Um helicóptero com equipamentos de última geração sobrevoou, na noite desta segunda-feira (15), as principais vias da Zona Oeste do Rio como parte da Ação Estruturada Ordo, mobilização pautada por informações de inteligência para combater a criminalidade na região.
As atividades, que se iniciaram às 17h, complementaram o patrulhamento intensificado nas comunidades e vias de seis bairros com objetivo contribuir para a redução de indicadores criminais mais impactantes.
Leia+: 'Sem prazo para acabar', diz Castro sobre ocupação em comunidades
Leia+: Cinturão da polícia em comunidades da Zona Oeste; veja balanço
"Essa é uma ação ampla, integrada e continuada. Essa não é uma operação comum, com início, meio e fim. Vamos ficar o tempo que for necessário para asfixiar as organizações criminosas que atuam nas comunidades da Zona Oeste do Rio", enfatizou o governador Cláudio Castro.
Além da força-tarefa terrestre, o patrulhamento feito pelo Grupamento Aéreo atua com dois helicópteros altamente equipados com tecnologia de última geração. As aeronaves contam com faróis de busca, além de imageador térmico. O equipamento, que possui sensor de calor, captura imagens em alta resolução e é capaz de localizar pessoas armadas a quatro quilômetros de distância.
Drones com câmeras de longo alcance também auxiliam os trabalhos realizando leitura de placas e identificação por reconhecimento facial. Todos os registros gerados são monitorados em tempo real pelas equipes do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel).
Acesso em tempo real
Com o acesso simultâneo às imagens transmitidas pela nova ferramenta, os operadores do CICC Móvel podem acionar imediatamente as viaturas mais próximas que estão em patrulhamento nas vias públicas, aumentando a rapidez na resposta a incidentes.
As câmeras térmicas instaladas no helicóptero colaboram na localização de suspeitos escondidos ou em fuga, que seriam difíceis de detectar com câmeras tradicionais ou a olho nu, especialmente em ambientes urbanos complexos.
Além do sobrevoo, o policiamento foi reforçado em diversas comunidades da Zona Oeste, incluindo Cidade de Deus, Gardênia Azul e Rio das Pedras, entre outras. As principais vias da região, como a Avenida das Américas, Avenida Lúcio Costa e Avenida Salvador Allende, também receberam atenção especial para garantir a segurança dos moradores.
A ação estruturada Ordo
A grande ação de segurança pública para combater a criminalidade mobiliza 10 comunidades de seis bairros da Zona Oeste do Rio: Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia.
O efetivo policial empregado, diariamente, conta com 2 mil militares, civis e agentes do programa Segurança Presente. As ações têm o apoio de 200 viaturas, 40 motocicletas, dois helicópteros, ambulância blindada, além de um grande aparato tecnológico, que inclui drones com câmera de reconhecimento facial e de leitura de placas, faróis de busca e imageador térmico.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado ao lado da base do Barra Presente, na Avenida Ayrton Senna.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!