Polícia

Posto de saúde invadido e destruído em São Gonçalo

Publicada às 13h23. Atualizada às 17h50.

Imagem ilustrativa da imagem Posto de saúde invadido e destruído em São Gonçalo
Posto foi invadido e destruído em São Gonçalo. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Unidade de Saúde da Família (USF) Adolpho Lutz, localizada no bairro Amendoeira, em São Gonçalo, foi invadida e destruída na madrugada desta segunda-feira (8). Nas redes sociais, as marcas do vandalismo foram registradas através de fotos que mostram o cenário encontrado pelos funcionários ao chegarem para trabalhar.

O perfil da unidade de saúde no Facebook publicou uma nota informando que todas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado. No final da tarde a prefeitura informou que: " a previsão é de que o posto volte a funcionar na quarta-feira (10)".

“É com muita tristeza que informamos que nosso posto foi vandalizado e por este motivo as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Agora que o atendimento do dentista iria voltar acontece isso, infelizmente toda a população sai prejudicada”, diz o post.

Indagada, a Polícia Militar ainda não informou se foi acionada para o caso. Questionada a respeito do ato de vandalismo na unidade municipal de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disse repudiar a ação criminosa e disse que a direção da unidade vai contabilizar os prejuízos causados.

"A direção do posto ainda vai contabilizar os prejuízos, uma vez que nada foi furtado, mas insumos foram inutilizados. Todos os consultórios, incluindo o de Odontologia, cozinha, sala de espera e banheiros, foram afetados. A unidade de saúde não funcionou nesta segunda-feira para que fosse feita a limpeza no local. No entanto, não havia atendimento médico agendado", disse em nota.

A prefeitura destacou que a unidade de saúde  não estava entre os três polos sanitários e duas clínicas municipais onde foi concentrada a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19.

"Desta forma, não há ligação entre o ato de vandalismo e o processo de imunização que está sendo realizado no município", explicou.

< Botafogo pode repatriar velho conhecido para a disputa da Série B Bolsonaro determina ações extras no combate à Covid-19 <