Operação

Preso em Bangu comandava roubos a residências em Niterói

Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na cela do acusado

Os roubos na região tiveram aumento de 2,9%
Os roubos na região tiveram aumento de 2,9% |  Foto: Foto: Lucas Alvarenga / Arquivo
 

Um detento apontado como o mandante de roubos  a residências praticados na Região Oceânica de Niterói foi alvo de uma operação da Polícia Civil com agentes penais da Corregedoria e da Inteligência da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), na terça-feira (30). Contra ele, havia um mandado de busca e apreensão. O acusado está detido desde 2016, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

De acordo com a Polícia Civil, apesar de estar detido, ele agia como mentor intelectual dos crimes, mantendo contato telefônico com os autores durante os roubos. Com ele, foram encontrados um aparelho de telefone celular e anotações. No momento da abordagem, ele quebrou o dispositivo, mas o aparelho será periciado. 

A Justiça já autorizou a quebra do sigilo do telefone. Os investigadores da 81ª DP (Itaipu) seguem com as investigações para identificar e prender os demais envolvidos nos roubos.

No dia 27 de março deste ano, um casal viveu momentos de terror ao ter sua casa invadida por criminosos, em Camboinhas. O homem, de 58 anos, e mulher, de 53, foram feitos reféns por quatro homens armados que obrigaram as vítimas a repassarem altos valores via Pix.

Na época, o filho do casal, Gabriel Aganetti, empresário de 28 anos, contou que tudo aconteceu por volta das 3h, na Rua Dom Hélder Camara. Os criminosos entraram na residência e obrigaram o casal a ficarem dentro do quarto. As transferências ultrapassaram o valor de R$ 16 mil. 

"Todo momento eles se comunicavam com uma pessoa externa, pelo telefone, videochamada, parecia ser um chefe que estava comandando. Botaram meus pais para fazer vários Pixs, com diferentes valores, na conta desse pessoal que não sabemos quem é", relatou.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), se comparado de janeiro a abril deste ano com o mesmo período do ano passado, a 81ª DP teve um aumento de 2,9% nos registros de roubos. 

< Carro que caiu em mar de Niterói é retirado pela prefeitura Quiosques pegam fogo na Barra; gerentes responsabilizam a Light <