Minha casa, Minha Vida

Quadrilha de sequestradores de caminhoneiros é desarticulada em Maricá

Ação também contou com agentes da CORE e do Gaeco

 

A Polícia Civil realiza na manhã desta terça-feira (22) uma operação para cumprir 11 mandados de busca e apreensão no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, "Minha Casa, Minha Vida", de Inoã, em Maricá. A polícia também apreendeu uma quantidade de drogas, ainda a serem contabilizadas. Até as 7h30, nove pessoas já haviam sido presas, sendo que cinco já estavam cumprindo pena. 

Segundo a Polícia Civil, a operação, desencadeada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público, a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e a delegacia de Maricá (82ª DP) tem o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em sequestrar caminhoneiros. Um dos principais alvos da operação é o criminoso conhecido como Lobo Mau, de 37 anos. 

Operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, "Minha Casa, Minha Vida", de Inoã, em Maricá.
Operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, "Minha Casa, Minha Vida", de Inoã, em Maricá. |  Foto: Marcelo Tavares
 

Segundo investigações do Ministério Público, as vítimas ficavam subjugadas por dias, privadas de água e alimentos, sendo obrigadas a atender telefonemas para evitar que os caminhões fossem apreendidos em rodovias. Para tanto, a organização conta com advogados e despachantes, inclusive em outros estados, para a intermediação e negociação da liberação desses veículos, em caso de retenção pelas autoridades fiscalizadoras.

A organização criminosa é dividida em núcleos. A chefia, que planeja os crimes e atrai as vítimas, é integrada pelo traficante Marcos Vinícius Dias Laurindo, vulgo “Lobo Mau”, chefe do tráfico na comunidade do Mutirão, e pelo seu braço-direito, Wesley Gomes Toledo, vulgo “Pitbull”. Além da chefia, a organização criminosa é formada pelo núcleo operacional, que atua na via pública, abordando e roubando as vítimas, e é responsável pela vigilância do cárcere das mesmas, e o núcleo dos caminhoneiros, responsável por dirigir os caminhões subtraídos até a fronteira com o Paraguai para a busca de entorpecentes.

Até as 7h30, nove pessoas já haviam sido presas, sendo que cinco já estavam cumprindo pena.
Até as 7h30, nove pessoas já haviam sido presas, sendo que cinco já estavam cumprindo pena. |  Foto: via grupo Enfoco
  

A quadrilha, que é de Maricá, já vinha sendo investigada pela distrital, após caminhoneiros serem contratados por um falso cliente para realizarem transporte de madeiras e acabavam sendo sequestrados por criminosos armados no ponto de encontro. 

Principal alvo da operação é o criminoso conhecido como Lobo Mau
 

As investigações apontaram ainda que, as vítimas eram levadas para uma casa, onde eram feitas reféns enquanto comparsas seguiam para o Paraguai com os veículos das vítimas para buscar drogas.

Enquanto as vítimas ficavam em poder da quadrilha, os comparsas eram autorizados pela própria vítima, que estava na mira das armas, a entrar no país. 

Estratégia 

Os criminosos seguiam em um veículo, com o objetivo de entrar no Paraguai e na fronteira eram abordados por policiais. Lá eram questionados sobre o dono do veículo que, durante a abordagem, os criminosos diziam que o dono do caminhão não poderia acompanhar a viagem, mas que já havia autorizado. Eles chegavam a ligar via chamada de vídeo para a vítima, que estava em poder dos outros criminosos. Sob a mira das armas ela acabava autorizando a entrada do veículo no país vizinho. 

< Auxílio Brasil: pagamento liberado para beneficiários com NIS final 3 PF deflagra 2ª fase de operação contra fraude em hospitais federais <