Logo Enfoco


    Audácia

    Quadrilha é flagrada furtando bicicleta à luz do dia em Niterói; vídeo

    Casos deste tipo cresceram 31% na cidade, segundo o ISP

    Publicado 29/04/2025 às 16:30 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Agentes da Operação Segurança Presente de Niterói prenderam nesta terça-feira (29), um jovem de 24 anos, segundo acusado de roubar bicicleta no Centro da Cidade. No domingo (27), um primeiro homem de 32 anos já havia sido preso pela operação.

    Imagens que circulam em redes sociais mostram os dois usando uma barra de ferro para arrebentar a corrente que prendia a bicicleta presa a um bicicletário em frente a uma academia e uma mulher dando cobertura à ação. 

    Segundo o Segurança Presente, durante patrulhamento na Rua Walter Gonçalves no domingo, a equipe foi alertada por populares sobre o roubo em frente à academia. Ao chegarem ao local, os agentes viram um homem correndo e iniciaram a perseguição. O suspeito foi alcançado e detido na Rua Eduardo Luiz Gomes. 

    Pouco depois, de acordo com os agentes, a vítima se aproximou com a bicicleta e relatou que havia sido agredida com um bastão de madeira durante a tentativa de roubo. Ela reconheceu o detido como autor do crime. O segundo foi preso nesta terça, também no Centro. Em patrulhamento na Rua Manoel de Abreu, os agentes avistaram o homem que havia aparecido nas imagens do vídeo.

    Ainda segundo o Segurança Presente, o jovem de 24 anos possui 13 passagens pelo sistema penal, e o de 32 anos, cinco. Os dois levados à 76ª DP (Niterói).

    Uma testemunha que presenciou a cena demonstrou indignação com a ousadia dos criminosos. “Em plena luz do dia, e a mulher ainda dando cobertura!”, comentou.

    Tentativa frustrada

    Segundo relato de uma advogada que preferiu não se identificar, ela quase foi vítima de um furto semelhante na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, também no Centro. De acordo com ela, o suspeito foi flagrado no momento em que tentava arrombar o cadeado da sua bicicleta.

    “Eu deixei minha bike na Amaral Peixoto e entrei na recepção de um prédio em frente só para perguntar uma coisa. Quando voltei, o homem já estava forçando o cadeado da minha bicicleta. Percebi que ele usava tornozeleira eletrônica. Falei ‘oi’, ele respondeu ‘oi’ e, em seguida, perguntou: ‘Essa bicicleta é sua?’ Eu confirmei e ele disse: ‘Deu sorte’”, contou.

    A advogada afirmou que, em seguida, o homem simplesmente deixou sua bicicleta de lado e furtou outra que estava ao lado.

    “Ele levou a outra com a maior tranquilidade. Saiu pedalando pela Amaral Peixoto, sorrindo, como se nada tivesse acontecido”, relatou.

    Aumento de casos 

    Os casos de furto de bicicletas aumentaram 31% em Niterói neste ano, em comparação ao ano passado, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Entre janeiro e março de 2024, foram registrados 166 furtos. Já no mesmo período em 2025, esse número subiu para 218 ocorrências.

    O que diz a Polícia Militar 

    Procurada pelo ENFOCO, a polícia informou que a corporação não foi acionada para a ocorrência. Questionada sobre o patrulhamento na região, a PM informou que o 12º BPM (Niterói) realiza ações ostensivas em toda a área de sua jurisdição.

    "De acordo com o comando da unidade, o policiamento foi intensificado com o uso de viaturas, patrulhamento dinâmico e baseamento em pontos estratégicos ao longo de todo o dia e noite, com o objetivo de coibir possíveis ações criminosas", afirmou a PM em nota.

    A Secretaria de Estado de Polícia Militar também reforçou a importância da colaboração da população, incentivando o envio de denúncias sobre práticas criminosas. O telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177. Para casos urgentes, a população pode acionar as equipes pelo Central ou pelo aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil são essenciais para o andamento das investigações, visando a identificação e prisão dos suspeitos.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Niterói vai abrir mais um concurso público; veja seleções em andamento

    Próximo artigo
    >

    Fluminense busca reencontro com a vitória contra Aparecidense

    Relacionados em Polícia