Polícia

Rabicó tem reinado do crime 'em xeque' no Salgueiro

Imagem ilustrativa da imagem Rabicó tem reinado do crime 'em xeque' no Salgueiro
Rabicó controla o tráfico de drogas do Salgueiro há mais de três décadas. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Pouco menos de um ano após ser beneficiado por uma medida do Supremo Tribunal Federal (STF), o traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, pode ter os seus dias de "Rei do Salgueiro" contados após uma série de decisões que desagradaram lideranças do Comando Vermelho (CV), como Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que cumpre pena em um presídio no Paraná. 


Segundo informações do interior da comunidade que chegaram até a polícia, uma série de medidas do traficante, que controle o tráfico há mais de 30 anos, após a sua soltura já vinham desagradando algumas lideranças do CV. Uma delas seria a cobrança de uma taxa de comerciantes do conjunto de favelas, algo reprimido por Marcinho VP e cia. A polícia investiga também uma possível liberação por parte do criminoso a respeito da campanha eleitoral de um candidato a prefeitura de São Gonçalo no Complexo do Salgueiro. 

Na última semana, figuras conhecidas do Comando Vermelho, entre elas a esposa de Marcinho VP, se reuniram no Complexo do Salgueiro, onde teria sido decidido um corte de regalias de Rabicó. O criminoso, conhecido pela alta periculosidade e desejo pelo poder, teria, então, ordenado que seus "soldados" matassem o traficante Marcelo Rosa da Silva, o Marcelo Rosão, apontado como o seu provável substituto. Além de Rosão, outros dois homens teriam sido mortos pelo Coroa, como Rabicó é conhecido no mundo do crime.

Marcelo Rosão foi um dos alvos de Rabicó na disputa pelo poder. Foto: Divulgação/Portal dos Procurados


Testemunhas revelaram que familiares de Marcelo Rosão, figura querida pelos moradores do conjunto de favelas, se mostravam bastante emocionados, na tarde deste domingo, em meio a uma guerra armada pelo poder e a possível morte do familiar no Salgueiro. A polícia ainda não confirma a morte do criminoso, que possui oito mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo majorado, associação para a produção e tráfico e condutas afins e associação para a prática de tráfico ilícito de substância entorpecente.

De acordo com o delegado Allan Duarte, titular da delegacia do Mutuá (72ªDP), responsável pela área, não está descartada uma possível mudança de facção do traficante.

"Não está descartada a mudança de facção criminosa por parte do Rabicó. Estamos apurando esses problemas entre os criminosos e planejando uma forma de localizar e prender esses marginais", disse o delegado.

Novo capítulo de uma guerra entre traficantes

Entre os moradores da localidade, existe o temor por mais um capítulo da guerra entre traficantes. Em abril do ano passado, o traficante Thomas Jayson Vieira Gomes, o 3N, então chefe do tráfico do Salgueiro, matou Schumaker Antonácio do Rosário, o Piloto, "chefão" do Jardim Catarina, em uma atitude que "explodiu" uma guerra armada entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro, que gerou mortes em diversos pontos de São Gonçalo.

Traficante 3N matou um "aliado" temendo um ataque de Rabicó em 2019. Foto: Reprodução

De acordo com a polícia, 3N matou Schumaker após receber informações de que Rabicó, preso na época, teria ordenado a sua morte, já que estava desobedecendo as suas ordens enviadas do interior do presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O traficante 3N e outros quatro homens foram mortos, em novembro do ano passado, durante operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, em Itaboraí.


PM "ocupa" o local para evitar guerra entre criminosos

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram uma operação, neste domingo (1), no conjunto de favelas localizado às margens da BR-101, em São Gonçalo. Policiais militares seguem no local com o objetivo de conter uma possível invasão do Comando Vermelho visando a morte de Rabicó. Não houve registro de presos, apreensões ou feridos, segundo a PM.

< Presos vendendo drogas na região de Inoã, em Maricá Eleitor tem até quinta (5) para tirar 2ª via do título <