Polícia

Recife, Rabicó e Faustão: a tríade do crime na mira da polícia

DCIM100MEDIADJI_0685.JPG
DCIM100MEDIADJI_0685.JPG |  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Trio se esconde no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

Poucos dias após a morte do traficante Leilson Ferreira Fernandes, o Pivete, considerado uma das figuras principais da hierarquia do crime em São Gonçalo, uma força integrada entre as polícias Civil e Militar busca por informações que levem ao paradeiro dos três criminosos de maior grau de periculosidade do município, identificados como Antonio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', Ricardo Severo, o 'Faustão', e um traficante conhecido como 'Recife' ou 'Paraíba'.

Segundo o comandante do Batalhão de São Gonçalo, Tenente-coronel Aristheu de Goés, é fundamental que a população denuncie o paradeiro desses criminosos para que a polícia, respeitando as ordens do Supremo Tribunal Federal (STF), possa localizá-los.

“Esses são os principais criminosos ligados ao tráfico de drogas, identificados pelo serviço de inteligência e que o batalhão vai trabalhar para prender, assim como quaisquer outros criminosos que atentarem contra a segurança da população de São Gonçalo. A colaboração da sociedade é fundamental, através de denúncias, onde o anonimato é garantido. Além disso a unidade buscará sempre a diminuição dos indicadores de criminalidade, em busca da segurança e maior qualidade de vida da população gonçalense”.

Tenente-coronel Aristheu de Goés

De acordo com informações coletadas entre as principais forças de segurança do município, o traficante com maior potencial criminal da cidade é 'Rabicó', de 57 anos, apontado pela polícia como o líder do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, considerado o “quartel-general” do Comando Vermelho em São Gonçalo. Além de toda a influência na localidade, o criminoso é responsável também pelos ilícitos realizados em Itaboraí e em algumas comunidades de Niterói. Uma outra missão do acusado, segundo a polícia, é a escolha dos líderes de outras posições inferiores de comunidades de seu controle.

Recentemente uma investigação realizada em conjunto pelos agentes militares e civis da cidade revelou que Rabicó obtém um lucro mensal que ultrapassa a marca de R$ 20 milhões. Entre as principais práticas estão o “gatonet”, taxa sobre comerciantes e internet clandestina, além do clássico tráfico de drogas, distribuídas pelas oito comunidades que compõem o G8, como é conhecido o Complexo do Salgueiro. Contra ele, existe um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo majorado.

Também escondido no interior do Complexo do Salgueiro e alvo de recentes operações policiais - uma delas acabou com a morte do adolescente João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos - o traficante 'Faustão', de 41 anos, é considerado pela polícia como o segundo criminoso mais perigoso de São Gonçalo. Além de ser o responsável pelos ilícitos realizados em Itaoca, o traficante é conhecido por ordenar roubos de veículos e cargas na BR-101, além de "gerenciar" comunidades como Jardim Miriambi e Nova Grécia após as mortes de Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', e Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a 'Hello Kitty', em julho deste ano.

Conhecido pela periculosidade e pela obesidade, Faustão é apontado pela polícia como o responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Militar no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009.

Novo integrante do 'pódio do crime' em São Gonçalo

Quem completa o “pódio do crime” em São Gonçalo é o pouco conhecido pela mídia 'Recife' ou 'Paraíba', de 36 anos, líder do tráfico de drogas do Anaia, apontado pela polícia como o responsável por comandar as ações criminosas das localidades conhecidas como Ipiiba, Monte Formoso, Barracão, Itatindiba e Estrada dos Bichinhos. Além disso, ele seria a peça do tráfico com a missão de realizar a contabilidade e gerenciar os roubos de cargas na RJ-104, em São Gonçalo.

Segundo a polícia, 'Recife' ou 'Paraíba' é um dos homens de confiança de Eriko dos Santos Nascimento, 45, o 'Farme', que, mesmo preso desde 2014, rege as atividades criminosas do Complexo do Anaia.

Nos últimos meses, uma informação de que Paraíba estava escondido no interior do Complexo do Salgueiro chegou até a polícia, que não conseguiu localizar o traficante nos becos e vielas do “quartel-general” do CV.

Quem tiver qualquer informação a respeito do paradeiro dos criminosos, pode denunciar através do Disque Denúncia (2253-1177). O anonimato é garantido.

< Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU nesta terça Novo normal: Niterói retoma aulas presenciais em mais cinco escolas municipais <