Logo Enfoco


    RAS

    Remuneração da PM é reajustada pelo Governo do Rio

    Aumento de 36% no Regime Adicional de Serviço

    Publicado 18/11/2025 às 18:10 | Atualizado em 18/11/2025 às 19:04 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo o governo, cerca de 5.300 policiais militares reforçam diariamente o policiamento ostensivo por meio do RAS
    Segundo o governo, cerca de 5.300 policiais militares reforçam diariamente o policiamento ostensivo por meio do RAS |  Foto: Divulgação / PMERJ

    O valor do Regime Adicional de Serviço (RAS) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro será reajustado em 36%. O anúncio foi feito na semana passada pelo governador Cláudio Castro, que divulgou a nova tabela com os valores atualizados. O reajuste começará a valer para os serviços prestados já a partir deste mês de dezembro.

    “É uma satisfação muito grande atender o anseio dos nossos bravos policiais. O RAS não tinha correção desde maio de 2019”, afirmou o governador Cláudio Castro.

    O aumento no RAS vai beneficiar milhares de praças e oficiais que atuam voluntariamente em seus dias de folga. Segundo o governo, cerca de 5.300 policiais militares reforçam diariamente o policiamento ostensivo por meio do RAS, seja pelas unidades operacionais ou pelo programa Segurança Presente. A nova tabela também valerá para os contratos do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).

    “O reajuste da tabela do RAS e a criação do turno de 24 e da nova categoria de sargentos e subtenentes foram avanços importantíssimos para valorizar a nossa tropa”, destacou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

    O coronel explicou que o decreto que formaliza as mudanças traz duas novidades. A primeira é a criação de uma nova categoria: sargentos e subtenentes, como forma de reconhecer e prestigiar policiais mais antigos. Com o novo ordenamento, o RAS passa a contar com quatro categorias, todas reajustadas:

    • Oficial Superior;
    • Tenentes e Capitães;
    • Sargentos e Subtenentes;
    • Soldados e Cabos.

    RAS 24 horas

    A segunda novidade é a inclusão do RAS de 24 horas, criando uma nova faixa de pagamento. Até então, eram oferecidos apenas turnos de 6, 8 e 12 horas. O novo modelo será utilizado exclusivamente em situações excepcionais ou emergenciais, mediante autorização prévia e fundamentada do Comando-Geral da Corporação.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Acidente provoca megaengarrafamento na BR-101

    Relacionados em Polícia