Que situação!
Restauração de estátua vira caso de polícia em Búzios; entenda
Mal-entendido foi esclarecido por esposa de doador do monumento
A estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek está de volta à Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, após ser retirada da Orla Bardot por um grupo de pessoas, sem autorização da prefeitura, na madrugada de sábado (26).
O caso foi registrado como furto na 127ª DP (Búzios). Mas na verdade não passou de um mal-entendido, segundo Ísis Penido, esposa do falecido Paulo Penido, cidadão que fez a doação da estátua para o município em 2006.
"A mesma informou ser uma falha de comunicação, pois o monumento teria sido retirado por uma empresa que ela contratou, para ser levada para restauração", disse em nota a prefeitura.
A estátua foi entregue à Polícia Militar. As três pessoas contratadas por Ísis Penido foram conduzidas à delegacia para os devidos esclarecimentos e liberadas.
O veículo usado na ação ficou apreendido devido às restrições judiciais. Os envolvidos responderão criminalmente pelo suposto furto.
O monumento de JK está na Secretaria de Segurança e Ordem Pública e será restaurado pela Prefeitura de Búzios, e em breve voltará para à Praia da Armação, na Orla Bardot.
As imagens das câmeras de segurança do Centro de Monitoramento da Prefeitura registraram que em oito minutos, o grupo arrancou a estátua do local e colocou no porta-malas de um carro e saiu da cidade, sentido ao bairro da Rasa. Desde então, diversas diligências foram feitas.
A estátua foi inaugurada em 2006 em frente a localidade conhecida como Solar do Peixe Vivo, antiga casa de veraneio do ex-presidente JK nos anos 50, na Orla Bardot. Com peso aproximado de 100 kg, ela foi produzida pelo artista plástico Hildebrando Lima.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!