Logo Enfoco


    'Miau'

    Restaurante e banca de jornal flagrados fazendo 'gato' em Niterói

    Responsáveis foram levados para DP para registros de ocorrência

    Publicado 17/01/2025 às 16:10 | Atualizado em 17/01/2025 às 18:09 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As inspeções terminaram com os registros de ocorrência na 76ª DP (Centro)
    As inspeções terminaram com os registros de ocorrência na 76ª DP (Centro) |  Foto: Divulgação

    Em uma operação para combater irregularidades no consumo de energia, realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Ordem Pública (Seop) e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), e com o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal, a Enel retirou, nesta quinta-feira (16), ligações diretas na rede da concessionária de um restaurante/lanchonete e de uma banca de jornal no Centro de Niterói.

    Segundo a Enel, nos dois locais em que a equipe identificou as fraudes, os responsáveis estavam presentes e foram conduzidos para a delegacia. As inspeções terminaram com os registros de ocorrência na 76ª DP (Centro). As ligações clandestinas do restaurante/lanchonete e da banca de jornal foram removidas pelos técnicos da distribuidora.

    Penalidades do crime 

    Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz "gato" de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade.

    Além disso, a Enel ressalta que o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia.

    A estimativa da empresa é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

    Canais para denúncias 

    A Enel Rio orienta ainda que, em caso de suspeita de furto de energia, os clientes utilizem os canais da distribuidora para denúncia: o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), o WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Engavetamento complica trânsito na RJ-104, sentido SG

    Próximo artigo
    >

    Peneira de futebol em Itaboraí; saiba como participar

    Relacionados em Polícia