Polícia

Retorno do TCP no Fonseca e nova guerra na Zona Norte de Niterói

Comunidade antes dominada pela fação criminosa Comando Vermelho agora está nas mãos do Terceiro Comando Puro. Foto: Vítor Soares

Horas após a morte do fotógrafo Thiago Freitas, de 32 anos, na comunidade do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) invadiu e retomou a localidade comandada pelo Comando Vermelho (CV). Um vídeo com o intenso confronto entre as facções rivais, no último sábado (15), foi amplamente divulgado nas redes sociais e viralizou com comentários de moradores.

De acordo com investigação da Delegacia do Fonseca (78ª DP), os criminosos do TCP, que seriam oriundos da favela do Amarelinho, em Irajá no Rio, conseguiram retomar apenas a comunidade do Santo Cristo. As outras localidades que formam o conjunto de favelas, como Pimba, Palmeira e Coronel Leôncio (Engenhoca), seguem nas mãos de traficantes do Comando Vermelho.

Ainda segundo a distrital, o caso envolvendo o fotógrafo Thiago Freitas, ocorrido por volta das 6h, tem ligação com os traficantes do Comando Vermelho, que estavam fazendo um evento irregular na hora dos disparos que ceifaram a vida do rapaz de forma covarde. Logo após matar a vítima, os criminosos foram alvos do ataque da facção rival perdendo o controle do tráfico de drogas do Santo Cristo.

Nas redes sociais, moradores da localidade relataram, em meio a conflitos armados, que não aguentavam mais a rotina de tiroteios e medo diante da guerra de facções.

'Que Deus proteja a vida de todos os moradores do Santo Cristo e redondezas'

Nos últimos meses, as comunidades localizadas na Zona Norte de Niterói tem sido alvo de disputas territoriais por conta de traficantes rivais. Os principais alvos dos criminosos, segundo a polícia, são o Santo Cristo, Palmeira, no Fonseca, e comunidade Nova Brasília, na Engenhoca.

De acordo com investigações, as facções tem buscado apoio de diversas comunidades do Estado como forma de ampliar o poderio bélico e aumentar as chances de se manter nas comunidades disputadas.

Segundo os agentes, atualmente, a única comunidade que não é controlada pelo Comando Vermelho em Niterói é o Santo Cristo. Sendo assim, traficantes do Rio e de comunidades vizinhas estariam montando um “plano” de invasão e manutenção da localidade, o que promete novos conflitos bélicos nos próximos dias, prejudicando os moradores e quem passa pelo bairro.

< Procon amplia atendimento online Rio publica nesta terça edital com R$ 3 milhões para carnaval de rua <