Crime

São Gonçalo e Niterói no topo do ranking de 'gatos' de energia

Sem o delito, custo da luz poderia ser reduzido em até 5%

Cidades lideram a prática criminosa no estado do Rio
Cidades lideram a prática criminosa no estado do Rio |  Foto: Arquivo / Enfoco
    

Os municípios de São Gonçalo e Niterói lideram o ranking dos chamados 'gatos' de energia no estado do Rio. O levantamento foi divulgado pela Enel, concessionária responsável pela região. 

São Gonçalo aparece no topo da lista, com índice de 47,29% de perdas de energia. Já a vizinha Niterói está com 21,60%, seguida de Duque de Caxias com 14%, Itaboraí (8,7%) e Cabo Frio (3,12%).

De toda energia distribuída pela companhia na sua área de concessão em 2022, cerca de 21% se referem ao montante perdido: a maior parte devido ao furto de energia. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em pelo menos cerca de 5%.

A companhia informa que tem intensificado cada vez mais o combate a este tipo de crime. No ano passado, a distribuidora realizou 374 mil inspeções em sua área de concessão, um crescimento de 12% em comparação com as 334 mil inspeções realizadas em 2021.

Além das inspeções, foram realizadas 58 mil operações de modernização de medidores, com a instalação de sistemas inteligentes com comunicação remota.  

Entre janeiro e dezembro de 2022, a empresa registou um aumento de 7% na identificação de irregularidades. No ano passado, foram encontradas 194 mil irregularidades, contra 182 mil em 2021. Com isso, a Enel Distribuição Rio conseguiu recuperar 470 milhões de kWh de energia furtada.

O volume de energia recuperado pela distribuidora em 2022 seria suficiente para abastecer aproximadamente 261 mil residências por um ano, com consumo médio mensal de 150/kWh. 

“A Enel Distribuição Rio vem intensificando nos últimos anos a fiscalização contra fraudes e furtos em todos os seus municípios da área de concessão. Esse tipo de ação contribui para melhorar a qualidade do serviço e para a segurança da população”, afirma Marcio Luis de Souza, responsável pela área de Operações Comerciais da Enel Rio. 

Crime 

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para baixar a qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.  Quem pratica furto de energia, crime popularmente conhecido como “gato”, põe em risco a sua vida e da população.

Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o site da Enel em https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, o aplicativo Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

< Cinegrafista assassinado levou tiros no rosto, tórax e barriga Seleção feminina lança novo uniforme para a Copa do Mundo <