Polícia na rua

São Gonçalo festeja queda dos índices de violência. Veja os números

Números de roubos e letalidade violenta diminuíram

Ação de segurança é realizada por policiais militares do município.
Ação de segurança é realizada por policiais militares do município. |  Foto: Renan Otto - Ascom São Gonçalo
 

As ações integradas entre as forças de segurança do Estado e do município de São Gonçalo mostraram resultados positivos no combate à criminalidade. Vários delitos apresentaram redução no mês de janeiro, se comparados com o mesmo período do ano anterior.

São Gonçalo registrou uma redução de 82,02% nas ocorrências relacionadas a roubo de carga, sendo o menor número desde 2011. Foram 89 ocorrências em janeiro de 2021 contra 16 em janeiro deste ano, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A letalidade violenta vem logo atrás, como o segundo indicador que apresentou maior queda nos números. Foram 78,79% de queda em janeiro deste ano. No mesmo mês no passado, foram 66 ocorrências contra 14 em janeiro deste ano. Esse é o menor número desde 2003.

Os roubos de rua também seguem em queda, com uma diminuição de 48,65%. Em janeiro de 2021, foram 446 ocorrências, contra 229 em janeiro de 2022, alcançando uma diminuição de 217 registros no mês, o menor número desde 2005.

Outro crime que apresentou queda nos índices foi o roubo de veículo, com diminuição de 61,37% nos registros de ocorrência, sendo a menor marca desde 2010. Foram 277 em janeiro de 2021 contra 107 neste ano.

O secretário municipal de Ordem Pública, major David Ricardo, disse ao ENFOCO que o município de São Gonçalo segue na direção certa e com estratégias adequadas para manter a população em segurança.

“É importante destacar o trabalho dos nossos policiais militares, que entenderam as diretrizes e têm se empenhado diariamente nas ruas da cidade com o propósito central de entregar segurança de qualidade. E não podemos deixar de citar o trabalho integrado entre 7º BPM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Ordem Pública,  que, com planejamento conjunto e esforços bem aplicados, conseguem otimizar a alocação de seus efetivos com a busca sempre de resultados de excelência. Temos que buscar melhorar todos os dias, mas sabemos que, com esses indicadores, estamos no caminho certo. Gradativamente, alcançaremos o que mais desejamos: deixar a cidade pacificada”, disse o secretário.

O comandante do Batalhão de São Gonçalo (7º BPM), o tenente-coronel Aristheu Lopes, também comemora os resultados.

"Como comandante, eu posso dizer que nenhuma modalidade criminosa é negligenciada. A Polícia Militar atua de forma a previnir todo e qualquer tipo de delito. E através de uma gestão integrada e muita dedicação dos órgãos ligados à segurança pública no município, estamos conseguindo grandes resultados na redução de crimes que mais impactam a população", festeja o comandante.

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a segurança pública sempre foi uma das prioridades do governo Capitão Nelson.

“A cidade segue reforçando o patrulhamento das ruas e áreas comerciais, aliado a ações de ordenamento urbano, ocupação de comunidades carentes com a oferta de serviços de assistência social, esporte, lazer e saúde. O plano de segurança do município vem sendo executado com a participação de várias secretarias, com atividades e ações para levar também mais dignidade e cidadania a seus moradores. Estamos reconstruindo uma cidade que já é motivo de orgulho para o gonçalense”, falou o prefeito.

Na contramão dos números, um crime chama atenção. Os registros de estelionato tiveram aumento de 155% em relação a mesma época em 2022 e 2021. Em janeiro do ano passado, foram 115 casos. Já no mesmo mês neste ano, foram 293. O maior número desde 2003, ano divulgado pelo Instituto.

O terceiro crime que mais recebeu aumento na variação foi o furto a veículos. Se por um lado os roubos a veículos diminuíram, o de furto cresceu em relação à janeiro do ano passado. Foram 109 casos em janeiro de 2022 contra 79 em janeiro de 2021. Uma variação de 38%.

"Com relação aos crimes de estupro, estelionato e furto de veículos, tenho a certeza de que a polícia civil está empenhada em investigar e identificar seus autores para que possam ser presos, o que trará impactos na redução dessas modalidades de crime", informou o comandade do 7º BPM, Aristheu Lopes. 

< Feijão salgado: preço do alimento dispara nos supermercados Distribuição gratuita de absorventes íntimos é aprovada na Alerj <