Fiscalizações

Seop e Guarda Municipal divulgam balanço de operações em praias

Dados foram levantados neste final de semana no Rio

Agentes também realizaram ações de ordenamento e remoções por estacionamento irregular
Agentes também realizaram ações de ordenamento e remoções por estacionamento irregular |  Foto: Divulgação/Seop

Primeiro fim de semana da primavera com temperaturas elevadas, proporcionando dois dias bem cariocas com praias cheias de moradores e visitantes, e pontos turísticos lotados. Para manter a ordem na cidade, a Operação Verão da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal aconteceu em diversos pontos da cidade, tendo como resultado 56 conduções para a delegacia, além de mais de 1.5 mil apreensões de itens de ambulantes irregulares, quatro motos elétricas, botijões de gás, carrocinhas, churrasqueira, entre outras.

Durante a ação no trânsito, 580 veículos foram multados e 116 rebocados. Um caminhão que fazia descarga de mercadoria na orla do Leblon foi multado e apreendido.

Na tarde desta domingo (24), Guardas Municipais, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), atuaram em conjunto com a Polícia Militar na condução para delegacia de 46 pessoas que estavam provocando tumulto em pontos de ônibus da Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. A ação aconteceu neste domingo e fez parte da Operação Verão. Por volta das 18h30, um grupo passou em frente ao ponto de ônibus onde estavam os guardas, lançaram pedras portuguesas contra as pessoas e seguiram adiante fazendo o mesmo no ponto a frente.

Os agentes foram atrás deles e após passar pelo túnel, na altura do shopping Rio Sul, se depararam com um grupo maior que estava provocando tumulto. Esse grupo havia sido abordado pela PM. Foi necessário utilizar granada de luz e som para dispersar o tumulto. Os envolvidos foram conduzidos para a 12ª DP (Copacabana). O grupo era formado por 34 adolescentes e 12 adultos. Após passar por verificação na delegacia, o grupo foi escoltado pelos guardas e policiais até embarcarem em coletivo.

Os agentes da Seop, em conjunto com a Polícia Militar, realizaram também ações de combate a flanelinhas ilegais e sete pessoas foram conduzidas à Delegacia de Apoio ao Turista, por praticarem extorsão no acesso ao Corcovado neste sábado (23). Os suspeitos possuíam uma quantia significativa de dinheiro e aparelhos celulares.

Já no bairro da Urca, um homem foi preso por uma equipe da Seop por furto de fios. Um senhor informou aos agentes que um homem havia roubado o fio e o ameaçado. Os agentes localizaram o cidadão e encaminharam ele para a 12ª DP, onde ficou preso por roubo de cabo e ameaça.

Nas fiscalizações em barraqueiros de praia foram aplicadas 10 multas por irregularidades diversas, como cercadinhos.

Conduções também no BRT

Agentes da Secretaria de Ordem Pública também prenderam dois homens, em momentos diferentes, por vandalismo nas estações do BRT neste domingo, dia 24. No início da manhã, uma equipe do BRT Seguro foi abordada por um motorista que informou que um homem tinha pichado a caixa de energia do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Os agentes foram ao local e constataram que o local foi vandalizado contendo a escrita "Maquiavel" e "Caboclo" em vermelho. O homem foi identificado e com ele foi encontrado dentro da mochila caneta de tinta, pincel e um par de patins. O cidadão apresentou uma certa resistência e hostilidade, sendo preciso mobilizar e algemá-lo. Os agentes conduziram ele para a 16ª DP (Barra da Tijuca) para responder pelo crime de vandalismo.

Em uma outra ocorrência, desta vez na estação Guiomar Novaes, os agentes tiveram sua atenção voltada para um cidadão que escrevia na parede da plataforma. Após constatarem a pichação, o indivíduo foi conduzido para a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes).

< Tite vem aí: Flamengo abre contato com o técnico Defesa de assassino do Plaza diz que vai recorrer: 'Erro grotesco' <