Transferência

Sérgio Cabral é transferido para unidade prisional dos Bombeiros

Ex-governador estava no quartel da corporação

Sérgio Cabral é condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes
Sérgio Cabral é condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes |  Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
 

A juíza Ana Paula Filgueiras, da Vara de Execuções Penais, determinou a transferência do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. O ex-chefe do executivo estava no quartel do Corpo de Bombeiros, no Humaitá, na Zona Sul, e foi levado para o Grupamento Especial Prisional (GEP) dos Bombeiros, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. 

Sérgio Cabral estava no quartel dos Bombeiros depois de uma determinação da Justiça que acatou um pedido da defesa para que ele não ficasse na cadeia de segurança máxima Bangu 1, no Complexo de Gericinó.  

A ida de Cabral para o quartel dos Bombeiros e não para o GEP foi um pedido do coronel Leandro Monteiro, comandante da corporação. Ele alegou que a sede prisional fica em uma área de influência do tráfico de drogas. Ainda segundo o coronel, a área não possuía condições de acautelar o ex-governador.  

Segundo a magistrada, o GEP fica entre duas escolas e não está próximo de comunidades, conforme dito nas alegações do comandante da corporação. O relatório, após vistoria da Justiça, diz que as celas são espaçosas e os corredores monitorados com câmeras de segurança. 

A juíza negou dois pedidos da defesa. Um deles é que Cabral recebesse revistas e jornais diariamente. O outro é que ele ficasse internado por três dias no Hospital Copa Star, em Copacabana. 

Entenda

Preso por corrupção e vários outros crimes, Sergio Cabral cumpria pena no Batalhão Especial da PM em Niterói. O ex-governador foi denunciado por regalias dentro da cela. Ele e mais cinco detentos, entre eles oficiais envolvidos na morte da juíza Patrícia Acioli, foram transferidos para Bangu 1. 

A pedido da defesa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que o ex-governador fosse transferido de Bangu para o GEP do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Defesa 

A defesa do ex-governador diz que a decisão da juíza vai em desencontro a informação do comandante dos Bombeiros, que apresentou materiais importantes que impossibilite a permanência de Cabral no GEP. 

Nota na integra

A defesa somente tomou conhecimento de que o Juiz, que se deu por impedido para cuidar da execução penal do ex- governador, havia realizado inspeção no Grupamento Especial Prisional dos Bombeiros, no último sábado (21/5), e indicava para a atual juíza a transferência deste para a referida unidade prisional, quando o ofício fora acostado ao processo no início da tarde de hoje.

A atual juíza competente, baseada no ofício expedido pelo juízo que se deu por impedido, determinou a transferência que já se efetivou.

Ressalta-se que o ofício contraria o que fora determinado pelo próprio Comandante dos Bombeiros, que justificou a impossibilidade da permanência do ex-governador no GEP por questões de segurança.

< Veja imagens do arsenal de guerra apreendido no Complexo da Penha Rodolffo admite affair com Juliette e diz que ficaria de novo <