Logo Enfoco


    Denúncia

    Tradicional padaria de Niterói vendia alimentos vencidos

    Cerca de 150 quilos foram descartados; gerentes foram autuados

    Publicado 14/08/2024 às 17:24 | Atualizado em 14/08/2024 às 21:37 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Uma fiscalização realizada na tarde desta terça-feira (13) na padaria Santa Marta, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, resultou no descarte de mais de 150 quilos de alimentos considerados impróprios para o consumo. De acordo com informações da Polícia Civil, os produtos incluíam carnes, frios e massas com validade vencida ou sem especificação de origem.

    Durante a inspeção, foram encontrados mais de 50 quilos de carne bovina vencida, parte armazenada em uma câmara frigorífica e outra parte em processo de descongelamento para preparo de alimentos. Além disso, foram identificados produtos como queijos, presunto, mortadela, creme de confeiteiro e temperos.

    Os gerentes da padaria foram conduzidos à Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon), onde foram autuados em flagrante por crimes contra as relações de consumo. Após o pagamento de fiança, eles responderão em liberdade, conforme previsto na legislação. As penas para esse tipo de infração variam de 2 a 5 anos de detenção.

    O que diz o estabelecimento

    A Padaria Santa Marta disse que os produtos descartados pela Decon não estavam à venda ao consumidor. Segue, abaixo, a nota na íntegra.

    "Ontem a vigilância sanitária esteve em uma de nossas lojas e encontrou alguns produtos separados em uma câmara frigorífica que seriam devolvidos ao fornecedor, pois os produtos foram entregues com uma data de validade muito próxima. Eles estavam separados nessa câmara e não na cozinha justamente pois seriam devolvidos e não comercializados. A respeito dos frios, os produtos encontrados não estavam estragados ou fora da validade, mas sim com informações incompletas nas etiquetas de identificação, que, para a vigilância, é caracterizado como “sem procedência.” Contudo, nenhum desses produtos estavam expostos a venda, pois não comercializamos produtos sem identificação completa. Temos um compromisso com a qualidade dos nossos produtos e com a saúde de nossos consumidores e estamos diariamente atentos em nossas unidades para descartar mercadorias vencidas e/ou impróprias para consumo".

    A ação foi conduzida por policiais da DECON, peritos do SPCID/ICCE e fiscais da Vigilância Sanitária de Niterói (DEVIC), após denúncias recebidas pelo Disque Denúncia.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Concurso público é reaberto em SG para níveis médio e superior

    Próximo artigo
    >

    Ônibus são sequestrados e usados como barricadas em São Gonçalo

    Relacionados em Polícia